Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38053
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Juliana Bohnen Guimarãespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2668895913136852pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Luiz Alexandre Medrado de Barcellospt_BR
dc.contributor.advisor-co2Rafaella Cardoso Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Cândido Celso Coimbrapt_BR
dc.contributor.referee2Patrícia da Conceição Rocha Rabelopt_BR
dc.creatorWanêssa Christina Souto Costa Ramospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6268803618268558pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-16T23:46:58Z-
dc.date.available2021-09-16T23:46:58Z-
dc.date.issued2020-10-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38053-
dc.description.resumoEnsinar biologia é uma tarefa, muitas vezes, difícil para os professores, as terminologias, quantidade de conteúdo, aulas reduzidas e falta de tempo e recursos didáticos são algumas das dificuldades enfrentadas por estes docentes. Com o objetivo de minimizar estes desafios este projeto propõem a elaboração, aplicação e avaliação de uma Sequência Didática - SD que promova a Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Médio no tópico Fisiologia Humana com enfoque na Nutrição, Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestório Humano. A SD foi elaborada com a finalidade de instigar a curiosidade e a criatividade dos estudantes, partindo dos seus conhecimentos prévios por meio de situações-problemas e culminando na aquisição de novos conhecimentos e na elaboração de um jogo didático. Os dados foram coletados por meio de questionário inicial, da observação e da gravação de voz, com vistas a verificar se os objetivos da SD foram alcançados e a importância dos jogos didáticos na aprendizagem do conteúdo selecionado. A SD permitiu aos discentes apropriar-se dos conhecimentos científicos sobre nutrição que podem ser utilizados no seu cotidiano, melhorando a sua vida e da comunidade que eles participam. Além de proporcionar maior envolvimento, comprometimento e protagonismo dos estudantes nas aulas de Biologia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectEnsino da fisiologia humanapt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherFisiologia humanapt_BR
dc.subject.otherSistema digestóriopt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleDigestão humana: alfabetização científica e uma atividade investigativa como ferramenta de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Wanessa Christina Souto Costa.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.