Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38053
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Juliana Bohnen Guimarães | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2668895913136852 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Luiz Alexandre Medrado de Barcellos | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co2 | Rafaella Cardoso Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cândido Celso Coimbra | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Patrícia da Conceição Rocha Rabelo | pt_BR |
dc.creator | Wanêssa Christina Souto Costa Ramos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6268803618268558 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-16T23:46:58Z | - |
dc.date.available | 2021-09-16T23:46:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38053 | - |
dc.description.resumo | Ensinar biologia é uma tarefa, muitas vezes, difícil para os professores, as terminologias, quantidade de conteúdo, aulas reduzidas e falta de tempo e recursos didáticos são algumas das dificuldades enfrentadas por estes docentes. Com o objetivo de minimizar estes desafios este projeto propõem a elaboração, aplicação e avaliação de uma Sequência Didática - SD que promova a Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Médio no tópico Fisiologia Humana com enfoque na Nutrição, Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestório Humano. A SD foi elaborada com a finalidade de instigar a curiosidade e a criatividade dos estudantes, partindo dos seus conhecimentos prévios por meio de situações-problemas e culminando na aquisição de novos conhecimentos e na elaboração de um jogo didático. Os dados foram coletados por meio de questionário inicial, da observação e da gravação de voz, com vistas a verificar se os objetivos da SD foram alcançados e a importância dos jogos didáticos na aprendizagem do conteúdo selecionado. A SD permitiu aos discentes apropriar-se dos conhecimentos científicos sobre nutrição que podem ser utilizados no seu cotidiano, melhorando a sua vida e da comunidade que eles participam. Além de proporcionar maior envolvimento, comprometimento e protagonismo dos estudantes nas aulas de Biologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Ensino da fisiologia humana | pt_BR |
dc.subject | Jogo didático | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino - Biologia | pt_BR |
dc.subject.other | Fisiologia humana | pt_BR |
dc.subject.other | Sistema digestório | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.title | Digestão humana: alfabetização científica e uma atividade investigativa como ferramenta de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Wanessa Christina Souto Costa.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.