Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38101
Type: Artigo de Periódico
Title: Inclusão cultural: narrativas estéticas na docência
Authors: Rosvita Kolb Bernardes
Abstract: O texto apresenta e discute questões relacionadas a experiências vividas por professoras no curso de aperfeiçoamento Educação Infantil Infância e Artes para professores de Educação Infantil de Belo Horizonte. Os dados tomados para análise advém da proposta de pesquisa-formação desenvolvida no âmbito na disciplina Plástica Visual do Curso de Formação continuada de professores, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Rede Municipal de educação de Belo Horizonte. Dentro da proposta geral do curso, o tópico Linguagem Plástica Visual teve como objetivo de promover uma inclusão cultural além de possibilitar as professoras de investir em seus processos de criação a partir da Arte Contemporânea. Para dar forma e sentido a essa experiência que se desdobrou em pesquisa-formação, adotamos como caminho metodológico o “ateliê biográfico de projeto,” inspirado em Christine Delory- Momberger (2006). A experimentação com diversos materiais expressivos abriu espaço para as narrativas de histórias de vida e formação estética que se configuraram como atravessamentos numa dimensão estética e formativa. Observamos nas professoras formas singulares de narrar-se com as mãos, com a palavra, com a imagem, com o corpo e consideramos que o contato com materiais e processos expressivos potencializa a narrativa.
Subject: Professores de arte
Professores - Formação
Educação de crianças
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.24981/16470508.12.6
URI: http://hdl.handle.net/1843/38101
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.apecv.pt/revista/invisibilidades/12/10.24981.16470508.12.6.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Invisibilidades: Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inclusão cultural narrativas estéticas na docência.pdf592.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.