Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38107
Type: Artigo de Periódico
Title: A não discursividade da arte contemporânea
Other Titles: The non-discursivity of contemporary art
Authors: Rachel Cecília de Oliveira Costa
Abstract: O artigo analisa a argumentação flusseriana dos meios técnicos que organizam o modo de pensar de cada sociedade, dando foco para a última transição de media: a transição do texto para a imagem técnica. O objetivo é mostrar como o filósofo compreende essa modificação e quais são suas consequências, utilizando como pano de fundo sua ontologia, a qual pressupõe a arte como origem do mundo, ou melhor, dos mundos, de suas várias versões. Para exemplificar sua teoria, são analisadas quatro obras da artista Mira Schendel.
Abstract: The article analyzes Flusser’s argument of technical media organizing the way of thinking in each society, giving focus to the last mediatransition: from text to technical image. The goal is to show how he understands this change and what are its consequences, using as backgroundhis ontology, which presupposes art as origin of the world, or rather worlds, in its various versions. To illustrate his theory, I analyze four artworks from Mira Schendel.
Subject: Flusser, Vilém, 1920-1991
Schendel, Mira, 1919-1988
Arte e filosofia
Arte moderna - Séc. XX
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.5427
URI: http://hdl.handle.net/1843/38107
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/5427
metadata.dc.relation.ispartof: Revista ECO-Pós
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A não discursividade da arte contemporânea.pdf312.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.