Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38153
Type: | Dissertação |
Title: | Readaptação funcional de professores da rede municipal de educação de Belo Horizonte: um estudo introdutório |
Authors: | Gleice Aparecida Santos Silva |
First Advisor: | Daisy Moreira Cunha |
First Co-advisor: | Inajara de Salles Viana Neves |
Abstract: | A pesquisa proposta é um estudo introdutório da readaptação funcional de professores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que tem como suporte os eixos analíticos e operacionais, sendo que os primeiros retratam o cerne das preocupações com a apreensão do objeto de estudo e os operacionais buscam estabelecer referenciais para a execução do trabalho. Nesse sentido, o instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, com cinco professores em readaptação funcional definitiva. Tais entrevistas foram analisadas à luz da abordagem Ergológica. Este estudo tem como objetivos compreender o processo de readaptação funcional dos docentes do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, em uma escola pública de ensino fundamental; investigar o referencial teórico relativo a readaptação e apresentar o perfil dos docentes que se encontram nesta situação. Objetiva, ainda, analisar a readaptação funcional em um possível diálogo com a Ergologia e, por fim, propor um plano de ações para minimizar seu impacto junto à citada rede de educação do município. Podemos ressaltar os seguintes resultados: o fato do profissional se tornar referência da doença no estabelecimento escolar, tão logo seja readaptado, além de outros dois impactos que sofre o docente quando tal readaptação ocorre, isto é, no momento em que recebe o laudo provisório e quando já está com a posse definitiva deste documento. Constatou-se, ainda, que existem “várias readaptações” dentro da mesma readaptação e, por fim, descobriu-se que os docentes conseguiram renormatizar, pois encontraram novas formas para continuar vivendo. |
Subject: | Educação Professores - Saúde e trabalho Professores - Doenças Professores - Ergonomia Professores - Readaptação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38153 |
Issue Date: | 7-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação versão Final Gleice -.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.