Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38154
Type: Dissertação
Title: A utilização da composteira em uma abordagem investigativa no ensino de ecologia
Authors: Cláudio Borges dos Santos
First Advisor: Paulina Maria Maia Barbosa
First Referee: Lussandra Maria Martins Gianasi
Second Referee: Luciano Campos da Silva
Abstract: A ecologia possui um papel importante no ensino da Biologia e da Educação Ambiental nas escolas. No ensino médio a ecologia é geralmente abordada sob o foco do conservacionismo, limitando o seu potencial de ensino científico para compreensão do meio ambiente de uma forma integrada. É importante que os alunos compreendam como funciona o meio ambiente e como as alterações no ambiente podem trazer impactos na vida de todos os seres vivos. Considerando a Biologia como ciência experimental e as dificuldades encontradas em escolas do ensino público com a falta de recursos e materiais didáticos que possam melhorar o desenvolvimento das aulas atraindo o interesse dos alunos, este trabalho utilizou uma composteira como recurso didático para abordagem do tema funcionamento de um ecossistema. Foram discutidos assuntos como a geração de resíduos pelas atividades humanas e seu destino, como proposta de uma situação-problema a ser resolvida no contexto da abordagem investigativa. Os alunos construíram duas composteiras, fizeram medições de temperatura, umidade e pH, elaboraram tabelas e gráficos utilizando os dados das medições, interpretaram os gráficos e discutiram sobre o funcionamento da composteira. Por meio da atividade prática os alunos interagiram com os conceitos-chave propostos que auxiliaram na compreensão do tema abordado. Os resultados mostraram que a estratégia utilizada contribuiu para o desenvolvimento de habilidades que fazem parte da alfabetização científica, como elaboração de hipóteses, construção de conceitos, construção e interpretação de gráficos e a integração com outras disciplinas curriculares como matemática, química e geografia.
Abstract: Ecology has an important role in teaching Biology and Environmental Education in schools. In high school, ecology is usually approached under the focus of conservationism, limiting its potential for scientific teaching to understand the environment in an integrated way. It is important that students understand how the environment works and how changes in the environment can impact the lives of all living beings. Considering Biology as an experimental science and the difficulties encountered in public schools with the lack of resources and teaching materials that can improve the development of classes by attracting the interest of students, this work used a compost as a teaching resource to address the issue of how an ecosystem works. Issues such as the generation of waste by human activities and its fate were discussed as a proposal of a problem situation to be solved in the context of the investigative approach. The students built two compost pans, took measurements of temperature, humidity and pH, prepared tables and graphs using the data from the measurements, interpreted the graphs and discussed the functioning of the compost pans. Through the practical activity the students interacted with the proposed key concepts that helped in the understanding of the approached theme. The results showed that the strategy used contributed to the development of skills that are part of scientific literacy, such as elaboration of hypotheses, construction of concepts, construction and interpretation of graphics and integration with other curricular subjects such as mathematics, chemistry and geography.
Subject: Ensino - Biologia
Ecologia
Educação ambiental
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38154
Issue Date: 26-Oct-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons