Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38169
Type: Dissertação
Title: Transformação digital no processo de emissão de diplomas: arquétipo de uma plataforma de processos de negócios digitais norteado pelas portarias 330, 1.095 e 554 do MEC
Authors: Rodrigo Fernandes dos Santos
First Advisor: Elisângela Cristina Aganette
First Referee: Terezinha de Fátima Carvalho de Souza
Second Referee: Fernando Hadad Zaidan
Third Referee: Gercina Ângela de Lima
Abstract: Instituições de vários segmentos têm apresentado diversas iniciativas para estudos e aplicações de novas tecnologias por meio de recursos da transformação digital. No contexto das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, tais iniciativas ainda são tímidas, mesmo com a necessidade evidente de transformar digitalmente seus processos. Tem-se como exemplo, o processo de emissão de diplomas, objeto de estudo dessa pesquisa. Este procedimento é feito de modo manual, o que prejudica a qualidade do processo, e atendimento aos usuários, ocasionando morosidade, e fragilidade com relação à segurança, evidenciada pelo aumento de casos de falsificação de diplomas. Trata-se de um desafio real e inevitável que as IES estão enfrentando. Faz-se necessária uma solução que garanta a melhoria da eficiência do processo de emissão de diplomas de modo seguro e confiável. Diante deste cenário, o Ministério da Educação (MEC), com intuito de modernizar e garantir a segurança do processo de emissão de diplomas publicou três portarias: 330 de abril de 2018, 1.095 de outubro de 2018 e 554 de março de 2019. Tais portarias instituem o Diploma Digital e dispõem sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema federal de ensino, no prazo que finda em dezembro de 2021. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo propor um arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais (PPND), evidenciando suas etapas de modelagem, desenvolvimento, implantação e automação, tendo como escopo o processo de emissão de diplomas digitais em uma IES pública, baseado nas Portarias do MEC, por meio da realização de pesquisa-ação da implantação do processo de negócios dentro da ECI-UFMG. Para isso, utilizou-se uma metodologia de pesquisa que se caracteriza como de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com objetivos aplicados de modo exploratório e procedimentos técnicos por meio de pesquisa-ação, com a construção de um Produto Mínimo Viável (MVP). Para a construção do referencial teórico-metodológico, foi utilizado o método de revisão bibliográfica sistemática - RBS Roadmap. Teve-se como resultados uma revisão sistemática e o arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais (PPND). Assim acredita-se que a PPND é factível e viável de ser implementada, e que a metodologia de BPM utilizada pode auxiliar as instituições a transformar digitalmente seus processos de negócios. Com a utilização da PPND, as IES conseguirão atender às necessidades de se trabalhar com eficiência e eficácia os processos acadêmicos e, principalmente, atender às exigências do MEC, quanto aos requisitos de privacidade, autenticidade, segurança e a confiabilidade na expedição, registro e validação de diplomas digitais em instituições de ensino superior levando em consideração a legislação vigente.
Abstract: Institutions from various segments have presented several initiatives for studies and applications of new technologies through digital transformation resources. In the context of public Higher Education Institutions (IES), such initiatives are still timid, even with the evident need to digitally transform their processes. An example is the process of issuing diplomas, which is the object of study in this research. This procedure is done manually, which impairs the quality of the process, and service to users, causing delays, and weakness in relation to security, evidenced by the increase in cases of forgery of diplomas. This is a real and inevitable challenge that the IES are facing. A solution is needed that guarantees the improvement of the efficiency of the process of issuing diplomas in a safe and reliable way. In view of this scenario, the Ministry of Education (MEC), in order to modernize and guarantee the safety of the process of issuing diplomas, published three ordinances: 330 April 2018, 1,095 October 2018 and 554 March 2019. Such ordinances institute the Digital Diploma and deal with the issuance and registration of diplomas of higher graduation courses within the scope of the federal education system, within the term that ends in December 2021. Thus, this research aims to propose an archetype of a Platform of Digital Business Processes (PPND), highlighting its stages of modeling, development, implantation and automation, having as scope the process of issuing digital diploma in a public IES, based on the MEC Ordinances, by conducting action research implementation of the business process within ECI-UFMG. For this, we used a research methodology that is characterized as applied in nature, with a qualitative approach, with objectives applied in an exploratory way and technical procedures through action research, with the construction of a Minimum Viable Product (MVP). For the construction of the theoretical-methodological framework, the systematic bibliographic review method - RBS Roadmap was used. The results were a systematic review and the archetype of a Digital Business Process Platform (PPND). Thus, it is believed that the PPND is feasible and feasible to be implemented, and that the BPM methodology used can help institutions to digitally transform their business processes. With the use of PPND, IES will be able to meet the needs of working with academic processes efficiently and effectively and, mainly, to meet the requirements of MEC, regarding the requirements of privacy, authenticity, security and reliability in shipping, registration and validation of digital diploma in higher education institutions taking into account the current legislation.
Subject: Ciência da informação
Modelagem de processos
Universidades e faculdades
Tecnologia da informação
Gestão do conhecimento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38169
Issue Date: 23-Apr-2021
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