Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38212
Tipo: Tese
Título: Personagens psicopáticos na crise do drama
Autor(es): Gustavo Moreira Alves
Primeiro Orientador: Sara del Carmen Rojo de la Rosa
Primeiro membro da banca : Marcos Antônio Alexandre
Segundo membro da banca: Paulo Vinicius Bio Toledo
Terceiro membro da banca: Ana Aguiar Cotrim
Quarto membro da banca: Carina Maria Guimarães Moreira
Resumo: A noção de crise do drama, de Peter Szondi, apresentada à maneira de estudos da Escola de Frankfurt que já tinham Hegel e Marx como base, aponta para a necessidade de se desenvolver uma visão histórica e dialética da forma dramática, o que escapa às poéticas normativas. No horizonte da crise, o expressionismo e o teatro épico brechtiano suprassumem o drama. Ao sinalizar para o personagem psicopático, Freud já denunciava o desrespeito dos autores modernos à regra de não causar sofrimento no espectador, que assim já provocavam um distanciamento brechtiano germinal. O drama em crise seria, portanto, aquele em que o personagem condicionado por forças anônimas tem a repressão em embate com o recalcamento. Em resumo, a hipótese aqui colocada é de que o personagem psicopático é explicitado e desenvolvido no teatro no momento da passagem estética do drama para o teatro épico.
Abstract: Peter Szondi’s notion of drama in crisis, modeled from studies of the Frankfurt School that already had Hegel and Marx as their basis, points to the need to develop a historical and dialectical view of the dramatic form, which escapes from poetics regulations. In the horizon of crisis, expressionism and the Brechtian epic theater overcome the drama. In signaling to the psychopathic character, Freud already denounced the disrespect of modern authors to the rule of not causing suffering in the spectator, who thus already caused a germinal Brechtian estrangement. The drama in crisis would be, therefore, the one in which the character conditioned by anonymous forces has the repression in clash with the restraint. In short, the hypothesis put forward here is that the psychopathic character is explicit and developed in the theater at the moment of the aesthetic passage from drama to epic theater.
Assunto: Teatro – História e crítica
Psicanálise e Literatura
Literatura e cinema
Expressionismo na literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38212
Data do documento: 7-Jun-2021
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