Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/38329
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Publicidade e Transgressão de Gêneros |
Autor(es): | Telma Lúcia de Oliveira |
primer Tutor: | Gláucia Muniz Proença Lara |
primer miembro del tribunal : | Dalcylene Dutra Lazarini |
Segundo miembro del tribunal: | Rafael Batista Andrade |
Resumen: | O presente trabalho apresenta uma proposta de práticas de leitura a ser desenvolvida com alunos de 8º ano do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa. Com objetivo de trazer uma metodologia mais dinâmica e produtiva no sentido de aprimorar a habilidade leitora dos alunos e, sobretudo, de tornar as aulas mais interessantes e participativas, propomos uma unidade de ensino sobre gêneros do discurso. Nesse sentido, optamos por trabalhar com o gênero publicidade, visto que os anúncios publicitários estão presentes no cotidiano de nossos alunos e exercem forte influência sobre eles. Além disso, por serem mais flexíveis, eles captam outros gêneros (transgressão/intergenericidade), possibilitando maior conhecimento, por parte dos alunos, dos diversos gêneros com os quais se deparam no dia a dia. O trabalho tem como base teórica os estudos de autores como Bakhtin (2016), Maingueneau (1993, 2001, 2004), Marcuschi (2008, 2010) e Lara (2005, 2009, 2010). A proposta de trabalhar com o gênero publicidade permite ainda uma reflexão sobre a ideologia presente nos anúncios publicitários, contribuindo para que os alunos compreendam a manipulação, frequentemente velada, de que a publicidade se vale para convencer o consumidor a adquirir determinado produto. A metodologia referente à unidade de ensino consiste na discussão das noções estudadas – particularmente as de gêneros de discurso e de transgressão –, seguida do trabalho com quatro anúncios publicitários transgredidos, o que, esperamos, contribuirá para aumentar o conhecimento dos alunos sobre diferentes gêneros de discurso que circulam socialmente e que dialogam com a publicidade e também para torná-los leitores mais conscientes, capazes de se posicionarem criticamente diante das mensagens que recebem. |
Abstract: | This work presents a proposal of reading practice to be developed with students of the 8th year of elementary school in Portuguese language classes. With the aim of bringing a more dynamic and productive methodology so as to improve students’ reading skills and, above all, to make classes more interesting and participatory, we propose a teaching unit on discourse genres. In this sense, we have chose to work with the genre advertisement, since it is very present in our students’ daily lives and has a strong influence on them. In addition, because they are more flexible, they capture other genres (transgression/intergenericity), enabling students to learn more about the different genres they encounter every day. This work is theoretically based on studies by authors such as Bakhtin (2016), Maingueneau (1993, 2001, 2004), Marcuschi (2008, 2010) and Lara (2005, 2009, 2010), among others. The proposal to work with advertisements also allows a reflection on the ideology present in them, leading the students to understand the manipulation, often veiled, that advertisements use to convince the consumer to purchase a certain product. The methodology related to the teaching unit consists of the discussion of the studied notions – particularly those of discourse genres and transgression –, followed by the work with four transgressed advertisements, which, we hope, will contribute to increase students’ knowledge about different genres that circulate socially and dialogue with advertisements and also to make them more aware and critical of the messages they receive. |
Asunto: | Leitura – Estudo e ensino Gêneros discursivos Discurso publicitário Publicidade .Leitura – Métodos auxiliares |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38329 |
Fecha del documento: | 6-jul-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Língua Portuguesa |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PUBLICIDADE E TRANSGRESSÃO DE GÊNEROS - TELMA LÚCIA DE OLIVEIRA.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.