Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38329
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gláucia Muniz Proença Larapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241629537689679pt_BR
dc.contributor.referee1Dalcylene Dutra Lazarinipt_BR
dc.contributor.referee2Rafael Batista Andradept_BR
dc.creatorTelma Lúcia de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-08T20:41:10Z-
dc.date.available2021-10-08T20:41:10Z-
dc.date.issued2021-07-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38329-
dc.description.abstractThis work presents a proposal of reading practice to be developed with students of the 8th year of elementary school in Portuguese language classes. With the aim of bringing a more dynamic and productive methodology so as to improve students’ reading skills and, above all, to make classes more interesting and participatory, we propose a teaching unit on discourse genres. In this sense, we have chose to work with the genre advertisement, since it is very present in our students’ daily lives and has a strong influence on them. In addition, because they are more flexible, they capture other genres (transgression/intergenericity), enabling students to learn more about the different genres they encounter every day. This work is theoretically based on studies by authors such as Bakhtin (2016), Maingueneau (1993, 2001, 2004), Marcuschi (2008, 2010) and Lara (2005, 2009, 2010), among others. The proposal to work with advertisements also allows a reflection on the ideology present in them, leading the students to understand the manipulation, often veiled, that advertisements use to convince the consumer to purchase a certain product. The methodology related to the teaching unit consists of the discussion of the studied notions – particularly those of discourse genres and transgression –, followed by the work with four transgressed advertisements, which, we hope, will contribute to increase students’ knowledge about different genres that circulate socially and dialogue with advertisements and also to make them more aware and critical of the messages they receive.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma proposta de práticas de leitura a ser desenvolvida com alunos de 8º ano do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa. Com objetivo de trazer uma metodologia mais dinâmica e produtiva no sentido de aprimorar a habilidade leitora dos alunos e, sobretudo, de tornar as aulas mais interessantes e participativas, propomos uma unidade de ensino sobre gêneros do discurso. Nesse sentido, optamos por trabalhar com o gênero publicidade, visto que os anúncios publicitários estão presentes no cotidiano de nossos alunos e exercem forte influência sobre eles. Além disso, por serem mais flexíveis, eles captam outros gêneros (transgressão/intergenericidade), possibilitando maior conhecimento, por parte dos alunos, dos diversos gêneros com os quais se deparam no dia a dia. O trabalho tem como base teórica os estudos de autores como Bakhtin (2016), Maingueneau (1993, 2001, 2004), Marcuschi (2008, 2010) e Lara (2005, 2009, 2010). A proposta de trabalhar com o gênero publicidade permite ainda uma reflexão sobre a ideologia presente nos anúncios publicitários, contribuindo para que os alunos compreendam a manipulação, frequentemente velada, de que a publicidade se vale para convencer o consumidor a adquirir determinado produto. A metodologia referente à unidade de ensino consiste na discussão das noções estudadas – particularmente as de gêneros de discurso e de transgressão –, seguida do trabalho com quatro anúncios publicitários transgredidos, o que, esperamos, contribuirá para aumentar o conhecimento dos alunos sobre diferentes gêneros de discurso que circulam socialmente e que dialogam com a publicidade e também para torná-los leitores mais conscientes, capazes de se posicionarem criticamente diante das mensagens que recebem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênero do discursopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectTransgressãopt_BR
dc.subjectUnidade de ensinopt_BR
dc.subject.otherLeitura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.subject.otherDiscurso publicitáriopt_BR
dc.subject.otherPublicidadept_BR
dc.subject.other.Leitura – Métodos auxiliarespt_BR
dc.titlePublicidade e Transgressão de Gênerospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.