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http://hdl.handle.net/1843/38340
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Manualização de controles internos: termos de colaboração regulados pelo Decreto nº 8.726/2016 |
Autor(es): | Gláucia de Brito Guedes de Souza |
primer Tutor: | Marcellus Henrique Rodrigues Bastos |
primer miembro del tribunal : | Maria Betânia Aparecida Campos |
Segundo miembro del tribunal: | Wagner Francis Martiniano de Faria |
Resumen: | A nova concepção de gestão pública preconiza o estabelecimento de ferramentas para fortalecimento de controles internos nas organizações, visando a melhora das práticas administrativas, assim como propiciando a criação de procedimentos padronizados e descritos de maneira formal. Neste trabalho o foco foi o desenvolvimento metodológico de estratégias para formalização das atividades (celebração, execução, monitoramento e prestação de contas), por meio de manuais, vinculadas a operacionalização de termos de colaboração regulados pelo decreto nº 8.726/2016 no âmbito da administração pública federal. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, de base qualitativa, de natureza descritiva, onde os procedimentos metodológicos envolvem a investigação, levantamento bibliográfico, análise, síntese e sistematização de ideias a partir de literatura relevante e buscando intervir na situação atual da instituição. O estudo tem como objetivo discorrer sobre o processo de manualização dos procedimentos vinculados a operacionalização dos termos de colaboração da UFMG e demonstrar aos gestores da instituição a relevância da formalização para fins de controle interno. Apresentando as principais atividades previstas para operacionalização dos termos, assim como o processo para implantação dos manuais, participando de encontro com os gestores da UFMG e percebendo as dificuldades que podem surgir do processo de criação e implementação dos manuais na instituição, finalizando com as considerações finais. Conclui-se que a instituição, para fortalecimento do controle interno, deve ocupar-se com a construção formal de procedimentos e compartilhamento deste conhecimento gerando processos e ferramentas padronizados para fixação, disseminação e implantação de atividades no seu ambiente organizacional. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38340 |
Fecha del documento: | 14-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
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