Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38340
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Manualização de controles internos: termos de colaboração regulados pelo Decreto nº 8.726/2016
Autor(es): Gláucia de Brito Guedes de Souza
Primeiro Orientador: Marcellus Henrique Rodrigues Bastos
Primeiro membro da banca : Maria Betânia Aparecida Campos
Segundo membro da banca: Wagner Francis Martiniano de Faria
Resumo: A nova concepção de gestão pública preconiza o estabelecimento de ferramentas para fortalecimento de controles internos nas organizações, visando a melhora das práticas administrativas, assim como propiciando a criação de procedimentos padronizados e descritos de maneira formal. Neste trabalho o foco foi o desenvolvimento metodológico de estratégias para formalização das atividades (celebração, execução, monitoramento e prestação de contas), por meio de manuais, vinculadas a operacionalização de termos de colaboração regulados pelo decreto nº 8.726/2016 no âmbito da administração pública federal. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, de base qualitativa, de natureza descritiva, onde os procedimentos metodológicos envolvem a investigação, levantamento bibliográfico, análise, síntese e sistematização de ideias a partir de literatura relevante e buscando intervir na situação atual da instituição. O estudo tem como objetivo discorrer sobre o processo de manualização dos procedimentos vinculados a operacionalização dos termos de colaboração da UFMG e demonstrar aos gestores da instituição a relevância da formalização para fins de controle interno. Apresentando as principais atividades previstas para operacionalização dos termos, assim como o processo para implantação dos manuais, participando de encontro com os gestores da UFMG e percebendo as dificuldades que podem surgir do processo de criação e implementação dos manuais na instituição, finalizando com as considerações finais. Conclui-se que a instituição, para fortalecimento do controle interno, deve ocupar-se com a construção formal de procedimentos e compartilhamento deste conhecimento gerando processos e ferramentas padronizados para fixação, disseminação e implantação de atividades no seu ambiente organizacional.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38340
Data do documento: 14-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

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