Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38376
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Letramentos e educação: novas perspectivas de análise |
Other Titles: | Literacy and education: new perspectives of analysis Letramentos y educación: nuevas perspectivas de análisis |
Authors: | Maria Carolina da Silva Caldeira |
Abstract: | Há cerca de vinte anos o termo letramento começou a ser divulgado no Brasil. Cunhado nos países de língua inglesa para referir-se àqueles/as que, apesar de alfabetizados/as, não faziam uso social da cultura escrita em suas práticas cotidianas, o termo foi amplamente incorporado nas pesquisas educacionais, fazendo com que novos temas e perspectivas fossem incluídos por pesquisadores/as brasileiros/as. Apesar disso, como afirma Soares (2010, p. 55) “estamos sempre discutindo o que é letramento... e acredito que ainda não chegamos a um consenso”. Tendo em vista esse quadro conceitual de ampliação e incertezas, o livro “Letramentos sociais”, do professor do King´s College London, Brian Street, pode auxiliar em uma complexificação do conceito de letramento, bem como possibilitar ferramentas teórico-analíticas que permitam a ampliação das pesquisas já realizadas no Brasil acerca desse tema. |
Subject: | Alfabetização Letramento Livros - Resenhas |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p194-201 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38376 |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10061/8148 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação: Teoria e Prática |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LETRAMENTOS E EDUCAÇÃO - NOVAS PERSPECTIVAS DE ANÁLISE.pdf | 261.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.