Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38382
Tipo: Artigo de Evento
Título: Conflitos entre a manutenção do/a infantil e o dispositivo de antecipação da alfabetização no currículo do 1º ano do ensino fundamental
Autor(es): Maria Carolina da Silva Caldeira
Resumo: Agitadas, inocentes, tímidas, explosivas, geniais, problemáticas, espertas, confusas, desprotegidas, pequenas, inseguras, mal-criadas, desobedientes, amorosas, brincalhonas, desreguladas, alegres, puras... Essas são algumas das características comumente associadas às crianças na atualidade. Mais do que características inatas aos seres nos anos iniciais de vida, essas nomeações fazem parte de um processo de produção dos/as infantis no tempo atual. Neste trabalho, considero que esses diferentes elementos fazem parte do dispositivo da infantilidade que, desde o início da Modernidade, tem operado para produzir infantis. Ao investigar, ao longo de 2013, um currículo de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte, foi possível verificar como esse dispositivo opera para manter algumas características infantis construídas ao longo da Modernidade.
Assunto: Ensino fundamental - Currículos
Alfabetização
Crianças - Desenvolvimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38382
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://anpae.org.br/BibliotecaVirtual/2-Coloquio/Serie2.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Colóquio sobre Questões Curriculares, Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e Colóquio Lusoafro-brasileiro de Questões Curriculares
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