Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38382
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Maria Carolina da Silva Caldeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-15T17:38:50Z | - |
dc.date.available | 2021-10-15T17:38:50Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.issue | 12; 8; 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 506 | pt_BR |
dc.citation.epage | 514 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 2 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38382 | - |
dc.description.resumo | Agitadas, inocentes, tímidas, explosivas, geniais, problemáticas, espertas, confusas, desprotegidas, pequenas, inseguras, mal-criadas, desobedientes, amorosas, brincalhonas, desreguladas, alegres, puras... Essas são algumas das características comumente associadas às crianças na atualidade. Mais do que características inatas aos seres nos anos iniciais de vida, essas nomeações fazem parte de um processo de produção dos/as infantis no tempo atual. Neste trabalho, considero que esses diferentes elementos fazem parte do dispositivo da infantilidade que, desde o início da Modernidade, tem operado para produzir infantis. Ao investigar, ao longo de 2013, um currículo de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte, foi possível verificar como esse dispositivo opera para manter algumas características infantis construídas ao longo da Modernidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio sobre Questões Curriculares, Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e Colóquio Lusoafro-brasileiro de Questões Curriculares | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Infantilidade | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental - Currículos | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Conflitos entre a manutenção do/a infantil e o dispositivo de antecipação da alfabetização no currículo do 1º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://anpae.org.br/BibliotecaVirtual/2-Coloquio/Serie2.pdf | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0003-0668-1989 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CONFLITOS ENTRE A MANUTENÇÃO DO INFANTIL E O DISPOSITIVO DA ANTECIPAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO CURRÍCULO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf | 309.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.