Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38382
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaria Carolina da Silva Caldeirapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-15T17:38:50Z-
dc.date.available2021-10-15T17:38:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue12; 8; 2pt_BR
dc.citation.spage506pt_BR
dc.citation.epage514pt_BR
dc.identifier.sici2pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38382-
dc.description.resumoAgitadas, inocentes, tímidas, explosivas, geniais, problemáticas, espertas, confusas, desprotegidas, pequenas, inseguras, mal-criadas, desobedientes, amorosas, brincalhonas, desreguladas, alegres, puras... Essas são algumas das características comumente associadas às crianças na atualidade. Mais do que características inatas aos seres nos anos iniciais de vida, essas nomeações fazem parte de um processo de produção dos/as infantis no tempo atual. Neste trabalho, considero que esses diferentes elementos fazem parte do dispositivo da infantilidade que, desde o início da Modernidade, tem operado para produzir infantis. Ao investigar, ao longo de 2013, um currículo de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte, foi possível verificar como esse dispositivo opera para manter algumas características infantis construídas ao longo da Modernidade.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofColóquio sobre Questões Curriculares, Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e Colóquio Lusoafro-brasileiro de Questões Curricularespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectInfantilidadept_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental - Currículospt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.titleConflitos entre a manutenção do/a infantil e o dispositivo de antecipação da alfabetização no currículo do 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://anpae.org.br/BibliotecaVirtual/2-Coloquio/Serie2.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0003-0668-1989pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.