Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/38413
Tipo: Artigo de Evento
Título: Práticas para produzir a alfabetização no 1º ano do ensino fundamental: discursos e saberes em disputa no currículo
Autor(es): Maria Carolina da Silva Caldeira
Resumen: As discussões sobre alfabetização e letramento das crianças brasileiras estão no cerne dos principais debates sobre a educação contemporânea. O debate sobre o lugar que as práticas de alfabetização e letramento devem ocupar no primeiro ano do ensino fundamental envolve certamente uma decisão sobre o currículo. Está em discussão aí o mote central desse campo: " qual conhecimento deve ser ensinado?" (SILVA, 2001, p. 14). É sobre o efeito dessa demanda pela alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental que trata este artigo. Com base em uma pesquisa que investigou o currículo de uma turma de 1º ano do ensino fundamental do município de Belo Horizonte em 2013, este trabalho mapeia os saberes que se apresentam nesse currículo e as práticas que deles decorrem para efetivar a alfabetização no 1º ano.
Asunto: Ensino fundamental - Currículos
Alfabetização
Crianças - Desenvolvimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38413
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://anpae.org.br/BibliotecaVirtual/2-Coloquio/Serie1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Colóquio sobre Questões Curriculares, Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.