Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38413
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Práticas para produzir a alfabetização no 1º ano do ensino fundamental: discursos e saberes em disputa no currículo |
Authors: | Maria Carolina da Silva Caldeira |
Abstract: | As discussões sobre alfabetização e letramento das crianças brasileiras estão no cerne dos principais debates sobre a educação contemporânea. O debate sobre o lugar que as práticas de alfabetização e letramento devem ocupar no primeiro ano do ensino fundamental envolve certamente uma decisão sobre o currículo. Está em discussão aí o mote central desse campo: " qual conhecimento deve ser ensinado?" (SILVA, 2001, p. 14). É sobre o efeito dessa demanda pela alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental que trata este artigo. Com base em uma pesquisa que investigou o currículo de uma turma de 1º ano do ensino fundamental do município de Belo Horizonte em 2013, este trabalho mapeia os saberes que se apresentam nesse currículo e as práticas que deles decorrem para efetivar a alfabetização no 1º ano. |
Subject: | Ensino fundamental - Currículos Alfabetização Crianças - Desenvolvimento |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38413 |
Issue Date: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://anpae.org.br/BibliotecaVirtual/2-Coloquio/Serie1.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Colóquio sobre Questões Curriculares, Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRÁTICAS PARA PRODUZIR A ALFABETIZAÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - DISCURSOS E SABERES EM DISPUTA NO CURRÍCULO.pdf | 302.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.