Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38413
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Maria Carolina da Silva Caldeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-18T16:16:12Z | - |
dc.date.available | 2021-10-18T16:16:12Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.issue | 12; 8; 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 657 | pt_BR |
dc.citation.epage | 665 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38413 | - |
dc.description.resumo | As discussões sobre alfabetização e letramento das crianças brasileiras estão no cerne dos principais debates sobre a educação contemporânea. O debate sobre o lugar que as práticas de alfabetização e letramento devem ocupar no primeiro ano do ensino fundamental envolve certamente uma decisão sobre o currículo. Está em discussão aí o mote central desse campo: " qual conhecimento deve ser ensinado?" (SILVA, 2001, p. 14). É sobre o efeito dessa demanda pela alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental que trata este artigo. Com base em uma pesquisa que investigou o currículo de uma turma de 1º ano do ensino fundamental do município de Belo Horizonte em 2013, este trabalho mapeia os saberes que se apresentam nesse currículo e as práticas que deles decorrem para efetivar a alfabetização no 1º ano. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio sobre Questões Curriculares, Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental - Currículos | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Práticas para produzir a alfabetização no 1º ano do ensino fundamental: discursos e saberes em disputa no currículo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://anpae.org.br/BibliotecaVirtual/2-Coloquio/Serie1.pdf | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0003-0668-1989 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRÁTICAS PARA PRODUZIR A ALFABETIZAÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - DISCURSOS E SABERES EM DISPUTA NO CURRÍCULO.pdf | 302.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.