Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/38452
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Registros descritivos de aprendizagem: uma análise da compreensão das professoras de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte |
Autor(es): | Camila Roberta de Oliveira |
primer Tutor: | Terezinha Cristina da Costa Rocha |
Resumen: | Este trabalho tem como foco analisar a compreensão das professoras da Rede Municipal de Belo Horizonte sobre um instrumento de acompanhamento e avaliação proposto pelo município para o uso com estudantes público-alvo da Educação Especial. Esse documento, chamado de Registro Descritivo de Aprendizagem, foi analisado no trabalho, principalmente, no que diz respeito ao seu uso, preenchimento dos seus campos, funções e contribuições para os processos de avaliação do ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência. O estudo foi realizado em uma escola municipal de ensino fundamental da Regional Leste de Belo Horizonte no ano de 2019 e teve um total de 17 professoras participando do processo. Em relação à metodologia do trabalho, foi utilizada a abordagem qualitativa, com a realização de observação participante e com o apoio de instrumentos como: entrevista semiestruturada, questionário e o registro de observações livres a partir do diálogo de uma Roda de Conversa com as professoras participantes. Os resultados do estudo indicaram que as professoras ainda têm dúvidas quanto à avaliação dos estudantes com deficiência, mesmo com o suporte do instrumento. Isso ficou evidenciado pelas dúvidas apresentadas e, também, pelo próprio desconhecimento do instrumento e das possibilidades de sua utilização. Outro dado apresentado nos resultados do estudo foi certa fragilidade no que diz respeito à formação das professoras para os trabalhos com estudantes público da educação especial. |
Asunto: | Educação Educação especial Educação - Métodos de ensino Testes e medidas educacionais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38452 |
Fecha del documento: | 7-dic-2019 |
Término del Embargo: | 7-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Camila Roberta - TCC LASEB - Copia..pdf | 941.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.