Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38452
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Registros descritivos de aprendizagem: uma análise da compreensão das professoras de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte
Autor(es): Camila Roberta de Oliveira
Primeiro Orientador: Terezinha Cristina da Costa Rocha
Resumo: Este trabalho tem como foco analisar a compreensão das professoras da Rede Municipal de Belo Horizonte sobre um instrumento de acompanhamento e avaliação proposto pelo município para o uso com estudantes público-alvo da Educação Especial. Esse documento, chamado de Registro Descritivo de Aprendizagem, foi analisado no trabalho, principalmente, no que diz respeito ao seu uso, preenchimento dos seus campos, funções e contribuições para os processos de avaliação do ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência. O estudo foi realizado em uma escola municipal de ensino fundamental da Regional Leste de Belo Horizonte no ano de 2019 e teve um total de 17 professoras participando do processo. Em relação à metodologia do trabalho, foi utilizada a abordagem qualitativa, com a realização de observação participante e com o apoio de instrumentos como: entrevista semiestruturada, questionário e o registro de observações livres a partir do diálogo de uma Roda de Conversa com as professoras participantes. Os resultados do estudo indicaram que as professoras ainda têm dúvidas quanto à avaliação dos estudantes com deficiência, mesmo com o suporte do instrumento. Isso ficou evidenciado pelas dúvidas apresentadas e, também, pelo próprio desconhecimento do instrumento e das possibilidades de sua utilização. Outro dado apresentado nos resultados do estudo foi certa fragilidade no que diz respeito à formação das professoras para os trabalhos com estudantes público da educação especial.
Assunto: Educação
Educação especial
Educação - Métodos de ensino
Testes e medidas educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/38452
Data do documento: 7-Dez-2019
Término do Embargo: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Roberta - TCC LASEB - Copia..pdf941.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.