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dc.contributor.advisor1Terezinha Cristina da Costa Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9084425259229197pt_BR
dc.creatorCamila Roberta de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T12:17:31Z-
dc.date.available2021-10-21T12:17:31Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38452-
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco analisar a compreensão das professoras da Rede Municipal de Belo Horizonte sobre um instrumento de acompanhamento e avaliação proposto pelo município para o uso com estudantes público-alvo da Educação Especial. Esse documento, chamado de Registro Descritivo de Aprendizagem, foi analisado no trabalho, principalmente, no que diz respeito ao seu uso, preenchimento dos seus campos, funções e contribuições para os processos de avaliação do ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência. O estudo foi realizado em uma escola municipal de ensino fundamental da Regional Leste de Belo Horizonte no ano de 2019 e teve um total de 17 professoras participando do processo. Em relação à metodologia do trabalho, foi utilizada a abordagem qualitativa, com a realização de observação participante e com o apoio de instrumentos como: entrevista semiestruturada, questionário e o registro de observações livres a partir do diálogo de uma Roda de Conversa com as professoras participantes. Os resultados do estudo indicaram que as professoras ainda têm dúvidas quanto à avaliação dos estudantes com deficiência, mesmo com o suporte do instrumento. Isso ficou evidenciado pelas dúvidas apresentadas e, também, pelo próprio desconhecimento do instrumento e das possibilidades de sua utilização. Outro dado apresentado nos resultados do estudo foi certa fragilidade no que diz respeito à formação das professoras para os trabalhos com estudantes público da educação especial.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectInstrumento de avaliaçãopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherTestes e medidas educacionaispt_BR
dc.titleRegistros descritivos de aprendizagem: uma análise da compreensão das professoras de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.description.embargo2021-12-07-
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