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http://hdl.handle.net/1843/38452
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Terezinha Cristina da Costa Rocha | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9084425259229197 | pt_BR |
dc.creator | Camila Roberta de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-21T12:17:31Z | - |
dc.date.available | 2021-10-21T12:17:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38452 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como foco analisar a compreensão das professoras da Rede Municipal de Belo Horizonte sobre um instrumento de acompanhamento e avaliação proposto pelo município para o uso com estudantes público-alvo da Educação Especial. Esse documento, chamado de Registro Descritivo de Aprendizagem, foi analisado no trabalho, principalmente, no que diz respeito ao seu uso, preenchimento dos seus campos, funções e contribuições para os processos de avaliação do ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência. O estudo foi realizado em uma escola municipal de ensino fundamental da Regional Leste de Belo Horizonte no ano de 2019 e teve um total de 17 professoras participando do processo. Em relação à metodologia do trabalho, foi utilizada a abordagem qualitativa, com a realização de observação participante e com o apoio de instrumentos como: entrevista semiestruturada, questionário e o registro de observações livres a partir do diálogo de uma Roda de Conversa com as professoras participantes. Os resultados do estudo indicaram que as professoras ainda têm dúvidas quanto à avaliação dos estudantes com deficiência, mesmo com o suporte do instrumento. Isso ficou evidenciado pelas dúvidas apresentadas e, também, pelo próprio desconhecimento do instrumento e das possibilidades de sua utilização. Outro dado apresentado nos resultados do estudo foi certa fragilidade no que diz respeito à formação das professoras para os trabalhos com estudantes público da educação especial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Instrumento de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Testes e medidas educacionais | pt_BR |
dc.title | Registros descritivos de aprendizagem: uma análise da compreensão das professoras de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
dc.description.embargo | 2021-12-07 | - |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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Camila Roberta - TCC LASEB - Copia..pdf | 941.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
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