Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38456
Type: Monografia (especialização)
Title: Ensino do efeito fotoelétrico no ensino médio: simulações computacionais para abordar o efeito fotoelétrico
Authors: Ramon Junio Gonçalves Rosa
First Advisor: Ely Roberto da Costa Maués
Abstract: Neste artigo apresentamos a elaboração de uma sequência de atividades para o ensino do efeito fotoelétrico com a utilização de simulação computacional, facilitando a introdução de tópicos da Física moderna no ensino médio. A sequência é composta por questionário inicial; vídeo; aula expositiva; aplicação da simulação computacional e questionário final. Foi utilizada a simulação do efeito fotoelétrico desenvolvida pelo projeto PhET da Universidade do Colorado (EUA). A sequência de atividades foi aplicada a estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, situada na cidade de Betim. Os resultados indiciam que houve um melhor entendimento dos alunos sobre os conceitos relacionados ao efeito fotoelétrico. Assim, acredita-se que o uso de simulações computacionais pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula.
Subject: Educação
Ciências (Ensino médio) - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino (Ensino médio)
Física - Métodos de ensino
Fotoeletricidade - Estudo e ensino (Ensino médio)
Fotoeletricidade - Simulação por computador
. Ensino auxiliado por computador
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38456
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA - Ensino do Efeito Fotoelétrico no Ensino Médio.pdf575.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.