Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38499
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Práticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade |
Authors: | Rogério Lopes da Silva Paulino |
Abstract: | A dimensão extensionista do teatro está comumente associada à apresentação de obras artísticas acabadas ou à realização de oficinas, contudo nesta comunicação pretendo abordar processos de criação que não só se dão quase que inteiramente com a presença de público, mas que dependem da participação da comunidade em que são desenvolvidos para se efetivarem, uma vez que a rua e os demais espaços públicos e privados, como a residência de moradores e estabelecimentos locais são convertidos pelos atores em espaços de experimentação criativa. Esta temática será abordada a partir do trabalho desenvolvido pelo grupo Teatro&Cidade - Núcleo de Pesquisa Cênica do Teatro Universitário da UFMG. Com suas criações o grupo procura reforçar que a rua, assim como a cidade e seus espaços, não são vistos, do ponto de vista teatral, como locais de apresentação de obras acabadas. Antes de tudo, são locais de convivência para serem ocupados das mais variadas formas e ocasiões. Propõe um teatro que aconteça junto com a cidade, sem que seja preciso fechar ruas ou montar palcos. As principais referências para abordar a relação do teatro e a cidade, tema central do trabalho do grupo, são retiradas do diálogo com elementos oriundos das manifestações tradicionais da cultura popular brasileira, que tem a rua e os espaços públicos como locais privilegiados de atuação. São utilizados procedimentos cênicos inspirados especialmente em manifestações em que se encontram a ocorrência de máscaras e mascarados, como nas folias de reis, nos reisados, nas cavalhadas e etc. Nesta comunicação será abordada os resultados da criação da Trilogia Andarilha, composta por três “manifestações teatrais” de rua em que grupos de mascarados se deslocam livremente pela cidade instaurando imagens poéticas e grotescas em meio ao cotidiano. São elas: “Intermitentes ou vai e vem”, “Trinca-matraca: uma mascarada de rua” e “Seis Personagens a Procura de um Lugar”. |
Subject: | Teatro de rua Teatro de máscaras Teatro e sociedade |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | TU - TEATRO UNIVERSITARIO PEX |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38499 |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://sigeventos.ufrn.br/evento/CBEU2018/documentos/view |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Brasileiro de Extensão Universitária |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Práticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade.pdf | 613.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.