Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38517
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Práticas de memória em ensino de história: as ressonâncias de uma prática com o museu
Autor(es): Júlio César Virgínio da Costa
Resumo: Nesse texto apresentamos reflexões sobre as ressonâncias de uma prática educativa no ensino de história desenvolvida em um museu da cidade de Belo Horizonte no ensino da Pré-História do Brasil. Essa prática educativa e de memória é compreendida como parte de um processo iniciado antes da visita e que prossegue após o término dela, ou seja, as análises estão conectadas à dinâmica estabelecida nos tempos que envolvem uma visitação museal, mas que atravessam esse ambiente em um diálogo com a sala de aula. O esforço empreendido visa compreender como as ressonâncias dessa prática educativa mobilizam diversos aspectos que, diretamente, podem contribuir para outra gramática de prática de ensino de história e de memória em ambientes museais.
Assunto: Educação - História
História - Estudo e ensino
Museus
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38517
Data do documento: 2016
metadata.dc.relation.ispartof: Mnemosine Revista
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas de memória em ensino de história _ as ressonâncias de uma prática com o museu.pdf976.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.