Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/38517
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Práticas de memória em ensino de história: as ressonâncias de uma prática com o museu |
Autor(es): | Júlio César Virgínio da Costa |
Resumo: | Nesse texto apresentamos reflexões sobre as ressonâncias de uma prática educativa no ensino de história desenvolvida em um museu da cidade de Belo Horizonte no ensino da Pré-História do Brasil. Essa prática educativa e de memória é compreendida como parte de um processo iniciado antes da visita e que prossegue após o término dela, ou seja, as análises estão conectadas à dinâmica estabelecida nos tempos que envolvem uma visitação museal, mas que atravessam esse ambiente em um diálogo com a sala de aula. O esforço empreendido visa compreender como as ressonâncias dessa prática educativa mobilizam diversos aspectos que, diretamente, podem contribuir para outra gramática de prática de ensino de história e de memória em ambientes museais. |
Assunto: | Educação - História História - Estudo e ensino Museus |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38517 |
Data do documento: | 2016 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Mnemosine Revista |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas de memória em ensino de história _ as ressonâncias de uma prática com o museu.pdf | 976.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.