Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38517
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Júlio César Virgínio da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-27T12:21:04Z | - |
dc.date.available | 2021-10-27T12:21:04Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.volume | 7 | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 145 | pt_BR |
dc.citation.epage | 171 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237.3217 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38517 | - |
dc.description.resumo | Nesse texto apresentamos reflexões sobre as ressonâncias de uma prática educativa no ensino de história desenvolvida em um museu da cidade de Belo Horizonte no ensino da Pré-História do Brasil. Essa prática educativa e de memória é compreendida como parte de um processo iniciado antes da visita e que prossegue após o término dela, ou seja, as análises estão conectadas à dinâmica estabelecida nos tempos que envolvem uma visitação museal, mas que atravessam esse ambiente em um diálogo com a sala de aula. O esforço empreendido visa compreender como as ressonâncias dessa prática educativa mobilizam diversos aspectos que, diretamente, podem contribuir para outra gramática de prática de ensino de história e de memória em ambientes museais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Mnemosine Revista | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Ressonâncias | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - História | pt_BR |
dc.subject.other | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Museus | pt_BR |
dc.title | Práticas de memória em ensino de história: as ressonâncias de uma prática com o museu | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1184-591X | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Práticas de memória em ensino de história _ as ressonâncias de uma prática com o museu.pdf | 976.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.