Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38517
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Práticas de memória em ensino de história: as ressonâncias de uma prática com o museu |
Authors: | Júlio César Virgínio da Costa |
Abstract: | Nesse texto apresentamos reflexões sobre as ressonâncias de uma prática educativa no ensino de história desenvolvida em um museu da cidade de Belo Horizonte no ensino da Pré-História do Brasil. Essa prática educativa e de memória é compreendida como parte de um processo iniciado antes da visita e que prossegue após o término dela, ou seja, as análises estão conectadas à dinâmica estabelecida nos tempos que envolvem uma visitação museal, mas que atravessam esse ambiente em um diálogo com a sala de aula. O esforço empreendido visa compreender como as ressonâncias dessa prática educativa mobilizam diversos aspectos que, diretamente, podem contribuir para outra gramática de prática de ensino de história e de memória em ambientes museais. |
Subject: | Educação - História História - Estudo e ensino Museus |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38517 |
Issue Date: | 2016 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Mnemosine Revista |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Práticas de memória em ensino de história _ as ressonâncias de uma prática com o museu.pdf | 976.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.