Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38528
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino de história com o museu: práticas educativas em processos reflexivos
Autor(es): Júlio César Virgínio da Costa
Resumo: Neste texto apresentam-se reflexões sobre as ressonâncias de uma prática educativa no ensino de História desenvolvida em um museu da cidade de Belo Horizonte no ensino da Pré-História do Brasil. Essa prática educativa e de memória é compreendida como parte de um processo iniciado antes da visita e que prossegue após o término dela, ou seja, as análises estão conectadas à dinâmica estabelecida nos tempos que envolvem uma visitação museal, que atravessam esse ambiente e em diálogo constante com a sala de aula. O esforço empreendido visa compreender como as ressonâncias dessa prática educativa mobilizam diversos aspectos que, diretamente, podem contribuir para outra gramática de práticas de ensino de História e de memória em ambientes museais e, também, para uma compreensão da formação continuada de professores.
Assunto: Educação - História
História - Estudo e ensino
Museus
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0006
URI: http://hdl.handle.net/1843/38528
Data do documento: Jul-2017
metadata.dc.url.externa: https://www.seer.ufal.br/index.php/criticahistorica/article/view/3542/pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Crítica Histórica
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de história com o museu_ práticas educativas em processos reflexivos.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.