Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/38528
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O ensino de história com o museu: práticas educativas em processos reflexivos |
Autor(es): | Júlio César Virgínio da Costa |
Resumo: | Neste texto apresentam-se reflexões sobre as ressonâncias de uma prática educativa no ensino de História desenvolvida em um museu da cidade de Belo Horizonte no ensino da Pré-História do Brasil. Essa prática educativa e de memória é compreendida como parte de um processo iniciado antes da visita e que prossegue após o término dela, ou seja, as análises estão conectadas à dinâmica estabelecida nos tempos que envolvem uma visitação museal, que atravessam esse ambiente e em diálogo constante com a sala de aula. O esforço empreendido visa compreender como as ressonâncias dessa prática educativa mobilizam diversos aspectos que, diretamente, podem contribuir para outra gramática de práticas de ensino de História e de memória em ambientes museais e, também, para uma compreensão da formação continuada de professores. |
Assunto: | Educação - História História - Estudo e ensino Museus |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0006 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38528 |
Data do documento: | Jul-2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.seer.ufal.br/index.php/criticahistorica/article/view/3542/pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Crítica Histórica |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino de história com o museu_ práticas educativas em processos reflexivos.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.