Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38528
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Júlio César Virgínio da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T13:44:29Z | - |
dc.date.available | 2021-10-28T13:44:29Z | - |
dc.date.issued | 2017-07 | - |
dc.citation.volume | 8 | pt_BR |
dc.citation.issue | 15 | pt_BR |
dc.citation.spage | 108 | pt_BR |
dc.citation.epage | 135 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0006 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 21779961 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38528 | - |
dc.description.resumo | Neste texto apresentam-se reflexões sobre as ressonâncias de uma prática educativa no ensino de História desenvolvida em um museu da cidade de Belo Horizonte no ensino da Pré-História do Brasil. Essa prática educativa e de memória é compreendida como parte de um processo iniciado antes da visita e que prossegue após o término dela, ou seja, as análises estão conectadas à dinâmica estabelecida nos tempos que envolvem uma visitação museal, que atravessam esse ambiente e em diálogo constante com a sala de aula. O esforço empreendido visa compreender como as ressonâncias dessa prática educativa mobilizam diversos aspectos que, diretamente, podem contribuir para outra gramática de práticas de ensino de História e de memória em ambientes museais e, também, para uma compreensão da formação continuada de professores. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Crítica Histórica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação e Museus | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - História | pt_BR |
dc.subject.other | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Museus | pt_BR |
dc.title | O ensino de história com o museu: práticas educativas em processos reflexivos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.seer.ufal.br/index.php/criticahistorica/article/view/3542/pdf | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1184-591X | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ensino de história com o museu_ práticas educativas em processos reflexivos.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.