Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38528
Type: Artigo de Periódico
Title: O ensino de história com o museu: práticas educativas em processos reflexivos
Authors: Júlio César Virgínio da Costa
Abstract: Neste texto apresentam-se reflexões sobre as ressonâncias de uma prática educativa no ensino de História desenvolvida em um museu da cidade de Belo Horizonte no ensino da Pré-História do Brasil. Essa prática educativa e de memória é compreendida como parte de um processo iniciado antes da visita e que prossegue após o término dela, ou seja, as análises estão conectadas à dinâmica estabelecida nos tempos que envolvem uma visitação museal, que atravessam esse ambiente e em diálogo constante com a sala de aula. O esforço empreendido visa compreender como as ressonâncias dessa prática educativa mobilizam diversos aspectos que, diretamente, podem contribuir para outra gramática de práticas de ensino de História e de memória em ambientes museais e, também, para uma compreensão da formação continuada de professores.
Subject: Educação - História
História - Estudo e ensino
Museus
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0006
URI: http://hdl.handle.net/1843/38528
Issue Date: Jul-2017
metadata.dc.url.externa: https://www.seer.ufal.br/index.php/criticahistorica/article/view/3542/pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Crítica Histórica
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ensino de história com o museu_ práticas educativas em processos reflexivos.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.