Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38564
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dc.contributor.advisor1Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5179640093644398pt_BR
dc.contributor.referee1Delaine Cafiero Bicalhopt_BR
dc.contributor.referee2Adriane Teresinha Sartoript_BR
dc.contributor.referee3Vicente Aguimar Parreiraspt_BR
dc.creatorErnani Duarte Nunespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676892709311399pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-29T21:18:00Z-
dc.date.available2021-10-29T21:18:00Z-
dc.date.issued2020-09-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38564-
dc.description.abstractThis research was carried out with students of the 9th Year of Elementary School, aiming the development of a Teaching Plan, at reading and writing comments on the Internet. Many students, in this level of education, have not yet developed the argumentative capacity that enables them to consistently defend their point of view, either because of the condition of young people in training or because they do not know what it means to write in digital spaces. The main theoretical basis was the discourse, as discussed in the studies developed by Bakhtin (1988; 1997), Marcuschi (2002; 2010), Rojo & Barbosa (2015), Amossy (2011; 2018), Geraldi (1984; 1995; 2010), among others. As it is intervention research, six workshops were held, to contribute to these subjects to develop their argumentation through logical reasoning, in the production of the discursive gender "commentary", based on the use of elements of textual cohesion, in addition to knowing appropriate strategies so that they could write competently and make these media on the Internet a way to express their voice and exercise their social protagonism. In the investigation, it was sought to clarify the ability of these subjects to produce consistent arguments in their comments on the Internet and which pedagogical practices would be more effective to assist the development of this capacity in students, making them feel with greater self-esteem, through their perception of their argumentative capacity as an instrument of social insertion. The teaching proposal was developed with a systematized work, based on activities created by this researcher for the application context. As a result of the process, it was noted that the practices carried out led the students to some awareness about the uses of writing on the Internet and increased their knowledge about the "discursive games" present in the comments, contributing to their ethical training and their responsibility for what is posted on the internet.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver um plano de ensino, voltado para a leitura e escrita de comentários na internet. Muitos alunos, nessa faixa de escolaridade, ainda não desenvolveram a capacidade argumentativa que lhes possibilite defender, consistentemente, o seu ponto de vista, seja pela condição de jovens em formação, seja por desconhecerem o que significa escrever em espaços digitais. Como base teórica principal, tomou-se o discurso, conforme tratado nos estudos desenvolvidos por Bakhtin (1988; 1997), Marcuschi (2002; 2010), Rojo & Barbosa (2015), Amossy (2011; 2018), Geraldi (1984; 1995; 2010), entre outros. Como se trata de uma pesquisa de intervenção, foram realizadas seis oficinas, com o intuito de contribuir para que esses sujeitos desenvolvessem sua argumentação usando o raciocínio lógico, na produção do gênero discursivo “comentário”, com base no uso de elementos de coesão textual, além de conhecer estratégias adequadas para que escrevessem competentemente e pudessem fazer desses suportes na internet um caminho para a expressão de sua voz, exercendo seu protagonismo social. Na investigação, procurou-se elucidar a capacidade desses sujeitos de produzirem argumentos consistentes em seus comentários na internet e identificar práticas pedagógicas eficazes para auxiliar o desenvolvimento dessa capacidade nos alunos, aumentando a autoestima deles, mediante a percepção própria de sua capacidade argumentativa como instrumento de inserção social. A proposta de ensino desenvolveu-se com um trabalho sistematizado, baseado em atividades criadas por este pesquisador para o contexto de aplicação. Como resultado do processo, notou-se que as práticas realizadas levaram aos alunos alguma conscientização sobre os usos da escrita na internet e aumentou o conhecimento deles sobre os “jogos discursivos” presentes nos comentários, contribuindo para sua formação ética e sua responsabilidade quanto ao que é postado na internet.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectProjeto de ensinopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectProtagonismo juvenilpt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.subject.otherEstratégia textualpt_BR
dc.subject.otherCompreensão na leiturapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Escritapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino fundamental) – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLeitura – Aprendizagempt_BR
dc.subject.otherMídia digitalpt_BR
dc.titleImportância da argumentação no desenvolvimento de competências discursivas como protagonismo social: uma proposta alternativa para o ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeImportance of argument in the development of discursive skills as social protagonism: an alternative proposal for elementary educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2021-09-23-
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