Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38564
Type: | Dissertação |
Title: | Importância da argumentação no desenvolvimento de competências discursivas como protagonismo social: uma proposta alternativa para o ensino fundamental |
Other Titles: | Importance of argument in the development of discursive skills as social protagonism: an alternative proposal for elementary education |
Authors: | Ernani Duarte Nunes |
First Advisor: | Leiva de Figueiredo Viana Leal |
First Referee: | Delaine Cafiero Bicalho |
Second Referee: | Adriane Teresinha Sartori |
Third Referee: | Vicente Aguimar Parreiras |
Abstract: | Esta pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver um plano de ensino, voltado para a leitura e escrita de comentários na internet. Muitos alunos, nessa faixa de escolaridade, ainda não desenvolveram a capacidade argumentativa que lhes possibilite defender, consistentemente, o seu ponto de vista, seja pela condição de jovens em formação, seja por desconhecerem o que significa escrever em espaços digitais. Como base teórica principal, tomou-se o discurso, conforme tratado nos estudos desenvolvidos por Bakhtin (1988; 1997), Marcuschi (2002; 2010), Rojo & Barbosa (2015), Amossy (2011; 2018), Geraldi (1984; 1995; 2010), entre outros. Como se trata de uma pesquisa de intervenção, foram realizadas seis oficinas, com o intuito de contribuir para que esses sujeitos desenvolvessem sua argumentação usando o raciocínio lógico, na produção do gênero discursivo “comentário”, com base no uso de elementos de coesão textual, além de conhecer estratégias adequadas para que escrevessem competentemente e pudessem fazer desses suportes na internet um caminho para a expressão de sua voz, exercendo seu protagonismo social. Na investigação, procurou-se elucidar a capacidade desses sujeitos de produzirem argumentos consistentes em seus comentários na internet e identificar práticas pedagógicas eficazes para auxiliar o desenvolvimento dessa capacidade nos alunos, aumentando a autoestima deles, mediante a percepção própria de sua capacidade argumentativa como instrumento de inserção social. A proposta de ensino desenvolveu-se com um trabalho sistematizado, baseado em atividades criadas por este pesquisador para o contexto de aplicação. Como resultado do processo, notou-se que as práticas realizadas levaram aos alunos alguma conscientização sobre os usos da escrita na internet e aumentou o conhecimento deles sobre os “jogos discursivos” presentes nos comentários, contribuindo para sua formação ética e sua responsabilidade quanto ao que é postado na internet. |
Abstract: | This research was carried out with students of the 9th Year of Elementary School, aiming the development of a Teaching Plan, at reading and writing comments on the Internet. Many students, in this level of education, have not yet developed the argumentative capacity that enables them to consistently defend their point of view, either because of the condition of young people in training or because they do not know what it means to write in digital spaces. The main theoretical basis was the discourse, as discussed in the studies developed by Bakhtin (1988; 1997), Marcuschi (2002; 2010), Rojo & Barbosa (2015), Amossy (2011; 2018), Geraldi (1984; 1995; 2010), among others. As it is intervention research, six workshops were held, to contribute to these subjects to develop their argumentation through logical reasoning, in the production of the discursive gender "commentary", based on the use of elements of textual cohesion, in addition to knowing appropriate strategies so that they could write competently and make these media on the Internet a way to express their voice and exercise their social protagonism. In the investigation, it was sought to clarify the ability of these subjects to produce consistent arguments in their comments on the Internet and which pedagogical practices would be more effective to assist the development of this capacity in students, making them feel with greater self-esteem, through their perception of their argumentative capacity as an instrument of social insertion. The teaching proposal was developed with a systematized work, based on activities created by this researcher for the application context. As a result of the process, it was noted that the practices carried out led the students to some awareness about the uses of writing on the Internet and increased their knowledge about the "discursive games" present in the comments, contributing to their ethical training and their responsibility for what is posted on the internet. |
Subject: | Gêneros discursivos Estratégia textual Compreensão na leitura Língua portuguesa – Escrita Língua portuguesa (Ensino fundamental) – Estudo e ensino Leitura – Aprendizagem Mídia digital |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Rights: | Acesso Restrito |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38564 |
Issue Date: | 23-Sep-2020 |
metadata.dc.description.embargo: | 23-Sep-2021 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ernani_Profletras_Fim(2).pdf | Dissertação de Mestrado | 6.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License