Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38594
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Biologia celular: concepções prévias e perspectiva de ensino por investigação no sexto ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Danielle Andreza da Cruz Ferreira
Primeiro Orientador: Lúcia Maria Porto de Paula
Primeiro membro da banca : Carla Ribeiro de Paiva Gomes
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular propõe, dentre outras alterações, uma reorganização do conteúdo escolar ao longo dos anos do ensino fundamental. Uma das mudanças é a transferência do conteúdo biologia celular para o sexto ano do ensino fundamental. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi investigar as concepções prévias dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental de um Colégio Militar de Minas Gerais acerca do conceito célula e discutir como estratégias pedagógicas de enfoque investigativo podem contribuir para uma evolução conceitual e uma aprendizagem significativa deste conteúdo. A metodologia adotada foi quali-quantitativa e as concepções prévias foram investigadas através de entrevistas semi-estruturadas, desenhos e textos produzidos pelos alunos. As concepções mais frequentes foram: caráter microscópico das células e associação de células a micro-organismos, substâncias, moléculas ou átomos. No geral, verifica-se que as concepções dos alunos do 6º ano são heterogêneas e comuns a diversas faixas etárias.
Abstract: The Base Nacional Comum Curricular proposes, among other changes, a reorganization of the school content over the years of elementary school. One of these is relocating the cell biology content to the sixth grade of elementary school. Thus, the aim of the present article was to investigate the previous conceptions of the students in the sixth grade of elementary school from a Military School of Minas Gerais about the concept cell and to discuss how pedagogical strategies Inquiry-based learning could contribute to a conceptual evolution and a significant knowledge of this content. The methodology used was qualitative and quantitative and the previous conceptions were investigated through semi-structured interviews, drawings and texts made by the students. The most frequent conceptions were: microscopic character of cells and association of cells with microorganisms, substances, molecules or atoms. In general, it is perceptive that the conceptions of the sixth grade students are heterogeneous and common to diverse ages.
Assunto: Educação
Ciências ( Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Ciências ( Ensino fundamental) - Métodos de ensino
Biologia - Estudo e ensino ( Ensino fundamental)
Células - Estudo e ensino ( Ensino fundamental)
Citologia - Estudo e ensino ( Ensino fundamental)
Aprendizagem por atividades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38594
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

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