Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38594
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lúcia Maria Porto de Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7599259408119236pt_BR
dc.contributor.referee1Carla Ribeiro de Paiva Gomespt_BR
dc.creatorDanielle Andreza da Cruz Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0421717413079286pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-05T10:10:20Z-
dc.date.available2021-11-05T10:10:20Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38594-
dc.description.abstractThe Base Nacional Comum Curricular proposes, among other changes, a reorganization of the school content over the years of elementary school. One of these is relocating the cell biology content to the sixth grade of elementary school. Thus, the aim of the present article was to investigate the previous conceptions of the students in the sixth grade of elementary school from a Military School of Minas Gerais about the concept cell and to discuss how pedagogical strategies Inquiry-based learning could contribute to a conceptual evolution and a significant knowledge of this content. The methodology used was qualitative and quantitative and the previous conceptions were investigated through semi-structured interviews, drawings and texts made by the students. The most frequent conceptions were: microscopic character of cells and association of cells with microorganisms, substances, molecules or atoms. In general, it is perceptive that the conceptions of the sixth grade students are heterogeneous and common to diverse ages.pt_BR
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular propõe, dentre outras alterações, uma reorganização do conteúdo escolar ao longo dos anos do ensino fundamental. Uma das mudanças é a transferência do conteúdo biologia celular para o sexto ano do ensino fundamental. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi investigar as concepções prévias dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental de um Colégio Militar de Minas Gerais acerca do conceito célula e discutir como estratégias pedagógicas de enfoque investigativo podem contribuir para uma evolução conceitual e uma aprendizagem significativa deste conteúdo. A metodologia adotada foi quali-quantitativa e as concepções prévias foram investigadas através de entrevistas semi-estruturadas, desenhos e textos produzidos pelos alunos. As concepções mais frequentes foram: caráter microscópico das células e associação de células a micro-organismos, substâncias, moléculas ou átomos. No geral, verifica-se que as concepções dos alunos do 6º ano são heterogêneas e comuns a diversas faixas etárias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectCélulapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiências ( Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiências ( Ensino fundamental) - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherBiologia - Estudo e ensino ( Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherCélulas - Estudo e ensino ( Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherCitologia - Estudo e ensino ( Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.titleBiologia celular: concepções prévias e perspectiva de ensino por investigação no sexto ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão_final_03_02_2020.pdf3.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.