Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/38701
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Currículo e desenvolvimento do pensamento espacial em alunos com necessidades educacionais especiais: reflexões preliminares |
Autor(es): | Marcos Elias Sala |
Resumen: | A partir da ideia de educação especial inclusiva, este trabalho relata parte das reflexões preliminares de flexibilização curricular e avaliativa do ensino de Geografia, para contribuir na qualificação do envolvimento de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) em salas de aula regulares. A ideia de um currículo mínimo flexível para estes estudantes, espeitando-se os tempos de aprendizagem de cada um, justifica-se para atender a princípios legais de inclusão total e irrestrita, uma vez que tem havido aumento significativo do quantitativo destes estudantes nas salas de aula do ensino chamado regular, mas também no intuito de viabilizar ações específicas de aprendizagem e, principalmente, para prover aprendizado real e aplicável ao cotidiano a todos, indistintamente, a partir da desvinculação da organização atual de conteúdos em anos escolares. O pensamento espacial, como parte dos esforços de alfabetização e letramento geográficos, mostra-se como um tipo de pensamento que pode trazer diversos benefícios para o ensino de Geografia e, paralelamente, para outras disciplinas e para o desenvolvimento da cidadania. Como procedimento metodológico realizou-se uma breve revisão bibliográfica, e os resultados mostram uma proposta de abordagem de temas da Geografia por níveis de complexidade, que pode beneficiar tanto os estudantes com NEE quanto aqueles considerados regulares. O texto se encerra indicando a importância do acolhimento social e didático-pedagógico de todos os estudantes na rotina escolar, para que a educação especial inclusiva possa ser alcançada em sua plenitude. |
Asunto: | Geografia - Estudo e ensino Educação especial Geografia (Ensino médio) Geografia (Ensino fundamental) Educação inclusiva |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38701 |
Fecha del documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://proceedings.science/cintedes-2019/papers/curriculo-e-desenvolvimento-do-pensamento-espacial-em-alunos-com-necessidades-educacionais-especiais--reflexoes-prelimin |
metadata.dc.relation.ispartof: | Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Currículo e desenvolvimento do pensamento espacial em alunos com necessidades educacionais especiais_reflexões preliminares.pdf | 281.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.