Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38701
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dc.creatorMarcos Elias Salapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-22T19:12:24Z-
dc.date.available2021-11-22T19:12:24Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38701-
dc.description.resumoA partir da ideia de educação especial inclusiva, este trabalho relata parte das reflexões preliminares de flexibilização curricular e avaliativa do ensino de Geografia, para contribuir na qualificação do envolvimento de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) em salas de aula regulares. A ideia de um currículo mínimo flexível para estes estudantes, espeitando-se os tempos de aprendizagem de cada um, justifica-se para atender a princípios legais de inclusão total e irrestrita, uma vez que tem havido aumento significativo do quantitativo destes estudantes nas salas de aula do ensino chamado regular, mas também no intuito de viabilizar ações específicas de aprendizagem e, principalmente, para prover aprendizado real e aplicável ao cotidiano a todos, indistintamente, a partir da desvinculação da organização atual de conteúdos em anos escolares. O pensamento espacial, como parte dos esforços de alfabetização e letramento geográficos, mostra-se como um tipo de pensamento que pode trazer diversos benefícios para o ensino de Geografia e, paralelamente, para outras disciplinas e para o desenvolvimento da cidadania. Como procedimento metodológico realizou-se uma breve revisão bibliográfica, e os resultados mostram uma proposta de abordagem de temas da Geografia por níveis de complexidade, que pode beneficiar tanto os estudantes com NEE quanto aqueles considerados regulares. O texto se encerra indicando a importância do acolhimento social e didático-pedagógico de todos os estudantes na rotina escolar, para que a educação especial inclusiva possa ser alcançada em sua plenitude.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofColóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolarpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação especial inclusivapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subject.otherGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherGeografia (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherGeografia (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.titleCurrículo e desenvolvimento do pensamento espacial em alunos com necessidades educacionais especiais: reflexões preliminarespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/cintedes-2019/papers/curriculo-e-desenvolvimento-do-pensamento-espacial-em-alunos-com-necessidades-educacionais-especiais--reflexoes-preliminpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9943-0224pt_BR
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