Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38800
Type: Artigo de Evento
Title: Intelectuais, instrução pública e redes de sociabilidades (Minas Gerais-1831/1840)
Authors: Marcilaine Soares Inácio Gomes
Abstract: A presente comunicação sintetiza os resultados de uma investigação sobre a relação entre política e educação, em Minas Gerais tomando como objeto de investigação as sociedades políticas, literárias e filantrópicas no período regencial (1831-1840). Essas associações multiplicaram-se, não só em Minas, como em todo o Brasil, durante as Regências. Para um grupo de treze políticos e letrados mineiros, membros do setor abastecedor, a instalação das Regências funcionou como uma estrutura de oportunidades políticas que lhes abriu espaço para a participação política e, consequentemente, para conduzirem o nascente Estado brasileiro na direção desejada. Para tanto esses sujeitos se engajaram intensamente na criação e na manutenção de associações políticas, literárias e filantrópicas que se constituíram em espaços privilegiados de formulações de diagnósticos e de projetos individuais e coletivos para o Estado Nacional. Nesse espaço de sociabilidades específico – as associações – formularam e executaram projetos político-culturais entendidos, aqui, como projetos educativos. E a partir de diferentes espaços e redes de sociabilidades desenvolveram diversas ações relacionadas à educação e à estruturação do serviço de instrução pública na província de Minas Gerais. A abordagem teórico-metodológica adotada, tanto na execução da pesquisa quanto na tessitura do texto, é a da história política entendida a partir das formulações teórico-conceituais da história cultural. Assim os conceitos esfera pública de poder, projeto, sociabilidade e microcosmos são centrais para a compreensão do objeto investigado. Com relação às fontes, o conjunto é constituído por correspondências, enviadas à Presidência da Província por sociedades políticas, literárias e musicais entre 1823 e 1852 e por documentos do Fundo de Instrução Pública pertencentes à Seção Provincial, ambos sob a guarda do Arquivo Público Mineiro. Também fazem parte do conjunto os periódicos editados em Minas, no período recortado pela pesquisa e que se encontram na Hemeroteca Pública Assis Chateaubriand e na Fundação Biblioteca Nacional.
Subject: Educação - Aspectos políticos
História social
Educação - Brasil - História
Escolas públicas - Brasil - História
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/38800
Issue Date: 26-Jun-2017
metadata.dc.url.externa: www.even3.com.br/Anais/COPEHE/50438-INTELECTUAIS-INSTRUCAO-PUBLICA-E-REDES-DE-SOCIABILIDADES-(MINAS-GERAIS-18311840)
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais: Repensar a História da Educação, Pensar a Política na História da Educação
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