Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38838
Type: Artigo de Evento
Title: O aprendizado da escrita numa prática letrada: concepções e saberes mobilizados entre a professora e as crianças de 6 anos
Authors: Kely Cristina Nogueira Souto
Abstract: Este estudo analisa situações de ensino e de aprendizagem desenvolvidas com crianças de 6 anos matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Pretendeu-se compreender que concepções e saberes são mobilizados por uma professora junto às crianças que encontram-se em processo inicial da alfabetização. As situações apresentadas se sustentam num contexto e numa prática pedagógica que acontece na perspectiva da alfabetização com letramento e revela a sala de aula como um ambiente alfabetizador. A abordagem de análise considera os estudos de Soares (1988), entre outros, no que diz respeito à alfabetização e ao letramento e, à concepção de ambiente alfabetizador, enfatizada por Ferreiro (1986). A metodologia consistiu numa abordagem etnográfica utilizando-se recursos de entrevistas, observações, notas de campo, fotografias e filmagens envolvendo as professoras e as crianças. As questões centrais e as discussões realizadas permitiram compreender: Em que medida as estratégias de ensino da escrita se sustentam numa prática letrada? Que concepções de alfabetização e de letramento são evidenciadas na prática da sala de aula com crianças de 6 anos em processo de aprendizagem da escrita? Os resultados evidenciaram que as crianças vivenciaram oportunidades de interação com os diferentes gêneros discursivos que circulam na sociedade sendo estes expostos e trabalhados pela professora em sala de aula.
Subject: Professores alfabetizadores
Crianças - Escrita
Professores de ensino fundamental - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Espanha
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/38838
Issue Date: Jul-2017
metadata.dc.url.externa: https://www.ucm.es/data/cont/media/www/pag-89186/ACTAS.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: European Conference on Literacy e Foro Iberoamericano Sobre Literacidad y Aprendizaje
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.