Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/39398
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Elidéa Lúcia Almeida Bernadino | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://www.letras.ufmg.br/profs/elidea/ | pt_BR |
dc.creator | Luciene Froes Otoni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T13:02:38Z | - |
dc.date.available | 2022-02-15T13:02:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/39398 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se situa no campo da educação inclusiva e teve como objetivo, conhecer mais sobre a trajetória escolar de uma criança de quatro anos e propor intervenções que auxiliam em seu desenvolvimento. A pesquisa foi realizada durante o ano de 2019. A metodologia é um estudo de caso, além disso, foram realizados estudos documentais e entrevistas. O sujeito deste estudo foi uma criança de uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Belo Horizonte. A fundamentação teórica do estudo teve como subsídio os trabalhos de Buscaglia (1993) e Cavalcante (2003). Em relação à orientação teórico-metodológica, optou-se pela abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e estudo de caso. Foram utilizados para a coleta de dados estudos documentais, observações em campo e entrevistas não estruturadas. Foram estudados documentos da secretaria escolar e realizadas entrevistas com a mãe do aluno, uma ex-professora e a diretora da EMEI. Foi possível perceber, por meio dos resultados do estudo, que mesmo não havendo busca da família por atendimento de saúde ou terapias cabíveis, a frequência à escola pode proporcionar desenvolvimento para a criança. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pré-escolar | pt_BR |
dc.title | Dificuldade da família em aceitar a deficiência do seu filho | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC DA LUCIENE FORMATADO COM FICHA CATALOGRÁFICA E ASS. DA BANCA 3.1.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License