Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elidéa Lúcia Almeida Bernadinopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://www.letras.ufmg.br/profs/elidea/pt_BR
dc.creatorLuciene Froes Otonipt_BR
dc.date.accessioned2022-02-15T13:02:38Z-
dc.date.available2022-02-15T13:02:38Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39398-
dc.description.resumoEsta pesquisa se situa no campo da educação inclusiva e teve como objetivo, conhecer mais sobre a trajetória escolar de uma criança de quatro anos e propor intervenções que auxiliam em seu desenvolvimento. A pesquisa foi realizada durante o ano de 2019. A metodologia é um estudo de caso, além disso, foram realizados estudos documentais e entrevistas. O sujeito deste estudo foi uma criança de uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Belo Horizonte. A fundamentação teórica do estudo teve como subsídio os trabalhos de Buscaglia (1993) e Cavalcante (2003). Em relação à orientação teórico-metodológica, optou-se pela abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e estudo de caso. Foram utilizados para a coleta de dados estudos documentais, observações em campo e entrevistas não estruturadas. Foram estudados documentos da secretaria escolar e realizadas entrevistas com a mãe do aluno, uma ex-professora e a diretora da EMEI. Foi possível perceber, por meio dos resultados do estudo, que mesmo não havendo busca da família por atendimento de saúde ou terapias cabíveis, a frequência à escola pode proporcionar desenvolvimento para a criança.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherEducação pré-escolarpt_BR
dc.titleDificuldade da família em aceitar a deficiência do seu filhopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC DA LUCIENE FORMATADO COM FICHA CATALOGRÁFICA E ASS. DA BANCA 3.1.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons