Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39422
Type: Artigo de Evento
Title: A infância como improviso: por uma abordagem espiral no ensino de artes para crianças
Authors: Marina Marcondes Machado
Abstract: A autora construiu um contraponto aos princípios da bastante divulgada e estabelecida “abordagem triangular” no ensino de arte e o nomeou por “abordagem espiral”, noção desenvolvida ao longo de anos de trabalho e estudo, com especial elaboração para a escrita de ensaio para o Concurso Mário Pedrosa da Fundação Joaquim Nabuco, no ano de 2011, do qual foi vencedora. Daquele momento em diante, a proposta ganhou novos contornos e muitos interessados, girando em torno da mistura dos âmbitos artístico-existenciais (MACHADO, 2011; 2015): miscigenação entre as corporalidades, as musicalidades, as teatralidades e as espacialidades, de modo que o papel do adulto condutor das propostas no ensino das artes será criar oportunidades, contextos e situações de convívio, em busca por experiências vivas e relacionais entre as crianças com dança, música, teatro e artes visuais. Este modo de trabalhar o ensino de arte com crianças e jovens propõe franco diálogo com a arte contemporânea e com as férteis relações entre arte e vida, e pretende desmistificar o preconceito de alguns ao hibridismo, hipótese em alguns meios considerada como um retrocesso por significar, para os críticos àqueles princípios, volta ao que se nomeou, no século passado, “educação artística” e professor de arte “generalista”. A autora, por sua vez, advoga pelo trabalho em rede e entre pares, o que poderá, ao longo do tempo, romper com corporativismos.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
Arte e educação
Arte moderna - Séc. XXI
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39422
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://faeb.com.br/anais-confaeb-2017/
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil ; Congresso Internacional dos Arte/Educadores ; Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A infância como improviso.pdf243.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.