Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/39442
Type: | Dissertação |
Title: | O fazer pedagógico e a docência nos pré-vestibulares sociais para pessoas trans* |
Authors: | Jeferson Reis Santos |
First Advisor: | Anna Paula Vencato |
Abstract: | A partir dos anos 2000/2010, as análises e denúncias sobre a expulsão escolar de pessoas trans e travestis ganharam centralidade no trabalho realizado pelo movimento social e em produções acadêmicas. Nesse contexto, a partir de 2015 é possível identificar a criação de cursinhos prévestibulares sociais que atendem a população trans de forma exclusiva ou prioritária. Para este trabalho, foram feitas entrevistas semiestruturadas com seis pessoas - duas mulheres trans, uma mulher cis, um homem trans, um homem cis e uma pessoa não-binária - que participam ou participaram desses cursinhos, dando centralidade em nossa análise à docência nesses projetos. Além disso, os registros presentes nas redes sociais e a experiência docente do autor também foram consideradas nessa composição. Ancorada nas propostas das "epistemologias do Sul" de Boaventura de Sousa Santos (2009) e na "pedagogia das ausências e emergências" de Nilma Lino Gomes (2017) - além de dialogarmos com a teoria queer, a teoria decolonial e o transfeminismo - essa dissertação considera que tal experiência social, como uma resposta à precariedade das vidas trans, traz importantes contribuições para a educação. |
Subject: | Educação Educação - Relações de gênero Exame vestibular - Relações de gênero Vestibulandos - Transexuais Transexuais Inclusão em educação - Relações de gênero |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/39442 |
Issue Date: | 25-Aug-2021 |
metadata.dc.description.embargo: | 25-Aug-2022 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
o_fazer_pedagogico_e_a_docencia_nos_pre_vestibulares_sociais_para_pessoas_trans.pdf | 6.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.