Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39442
Type: Dissertação
Title: O fazer pedagógico e a docência nos pré-vestibulares sociais para pessoas trans*
Authors: Jeferson Reis Santos
First Advisor: Anna Paula Vencato
Abstract: A partir dos anos 2000/2010, as análises e denúncias sobre a expulsão escolar de pessoas trans e travestis ganharam centralidade no trabalho realizado pelo movimento social e em produções acadêmicas. Nesse contexto, a partir de 2015 é possível identificar a criação de cursinhos prévestibulares sociais que atendem a população trans de forma exclusiva ou prioritária. Para este trabalho, foram feitas entrevistas semiestruturadas com seis pessoas - duas mulheres trans, uma mulher cis, um homem trans, um homem cis e uma pessoa não-binária - que participam ou participaram desses cursinhos, dando centralidade em nossa análise à docência nesses projetos. Além disso, os registros presentes nas redes sociais e a experiência docente do autor também foram consideradas nessa composição. Ancorada nas propostas das "epistemologias do Sul" de Boaventura de Sousa Santos (2009) e na "pedagogia das ausências e emergências" de Nilma Lino Gomes (2017) - além de dialogarmos com a teoria queer, a teoria decolonial e o transfeminismo - essa dissertação considera que tal experiência social, como uma resposta à precariedade das vidas trans, traz importantes contribuições para a educação.
Subject: Educação
Educação - Relações de gênero
Exame vestibular - Relações de gênero
Vestibulandos - Transexuais
Transexuais
Inclusão em educação - Relações de gênero
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/39442
Issue Date: 25-Aug-2021
metadata.dc.description.embargo: 25-Aug-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_fazer_pedagogico_e_a_docencia_nos_pre_vestibulares_sociais_para_pessoas_trans.pdf6.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.