Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39505
Type: Dissertação
Title: Racismo, educação e genocídio de jovens negros: reflexões a partir de uma epistemologia afrocentrada
Authors: Ayana Omi Amorim de Oliveira
First Advisor: Geraldo Magela Pereira Leão
First Co-advisor: Hélio de Souza Santos
First Referee: Yone Maria Gonzaga
Second Referee: Patrícia Maria de Souza Santana
Abstract: Esta dissertação teve como objetivo compreender o racismo e seus mecanismos como um produtor da desescolarização e do genocídio da juventude negra, buscando as contribuições da abordagem teórica e epistemológica da afrocentricidade para a discussão das experiências que marcam as trajetórias de jovens negros nascidos no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada em estudos de intelectuais africanos e afro-brasileiros: ASANTE (2009); CARNEIRO (2009); GOMES (2005); GONZALEZ (1982); MAZAMA (2009); MBEMBE (2018); MUNANGA (2004), dentre outros. Os resultados evidenciaram que o racismo (supremacia branca) presente na sociedade brasileira, atuando de forma especial no campo da educação, gera o apagamento das experiências ancestrais do povo negro na diáspora, produzindo o que nomeio como genocídio espiritual, mental e físico de jovens negros, o que confirma a minha hipótese de que somente o reconhecimento da África como berço civilizacional e da centralidade de suas matrizes epistêmicas por toda a sociedade brasileira será capaz de produzir o enfrentamento ao genocídio.
Abstract: This dissertation aimed to comprehend racism and it's mechanisms as a producer of unschooling and genocide of black youth, seeking out contributions of theoretical and epistemological approaches on afrocentricity for discussion of experiences that mark trajectories of black young people born in Brazil. It's a bibliographical research, based in studies of African and Afro-Brazillian intellectuals: ASANTE (2009); CARNEIRO (2009); GOMES (2005); GONZALEZ (1982); MAZAMA (2009); MBEMBE (2018); MUNANGA (2004), among other references. The results provide evidence that racism (white supremacy) present in Brazillian society, acting specially on the subject of education, entails the erasure of ancestral experiences of the black people in diaspora, producing what is hereby named as physical, mental and spiritual genocide of black youths, confirming the hypothesis that only the acknowledgement of Africa as a civilizational birthplace and of it's epistemic matrices throughout Brazillian society as a whole will be capable of entailing the confrontation of genocide.
Subject: Educação
Discriminação na educação
Discriminação racial
Racismo
Negros - Educação
Estudantes negros
Jovens
Intelectuais negros
Afrocentrismo
Educação - Relações raciais
Educação - Relações étnicas
Genocídio
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39505
Issue Date: 16-Aug-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.