Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39791
Tipo: Artigo de Evento
Título: Mapas conceituais como estratégia de avaliação: relato de experiência no curso de Direito da UFMG
Autor(es): Giordano Bruno Soares Roberto
Gustavo Duarte Vieira
Rafael Gonçalves Brandão de Almeida
Resumo: O trabalho tem por objetivo relatar a experiência de utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação, no curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Os mapas conceituais, que são estratégias cognitivas de organização do conhecimento, com múltiplas possibilidades de uso, foram tomados apenas em sua dimensão avaliativa. Com a finalidade de levantar dados sobre o sucesso do empreendimento, os alunos foram submetidos a questionários com perguntas fechadas e espaço aberto para comentários. Da análise dos resultados obtidos, consideramos que a experiência foi bem sucedida. A maioria dos alunos passou mais tempo em contato com a matéria, buscou obter informações de fontes mais diversificadas e considerou que o aprendizado foi mais significativo. O dado mais importante foi a descoberta de que a produção dos mapas mentais permitiu a ampliação do desenvolvimento autônomo dos estudantes.
Assunto: Direito - Estudo e ensino
Avaliação educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: DIR - DEPARTAMENTO DE DIREITO E PROCESSO CIVIL E COMERCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39791
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/congresso-giz-2016/paper/view/281/105
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior
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