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http://hdl.handle.net/1843/39791
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Mapas conceituais como estratégia de avaliação: relato de experiência no curso de Direito da UFMG |
Autor(es): | Giordano Bruno Soares Roberto Gustavo Duarte Vieira Rafael Gonçalves Brandão de Almeida |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo relatar a experiência de utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação, no curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Os mapas conceituais, que são estratégias cognitivas de organização do conhecimento, com múltiplas possibilidades de uso, foram tomados apenas em sua dimensão avaliativa. Com a finalidade de levantar dados sobre o sucesso do empreendimento, os alunos foram submetidos a questionários com perguntas fechadas e espaço aberto para comentários. Da análise dos resultados obtidos, consideramos que a experiência foi bem sucedida. A maioria dos alunos passou mais tempo em contato com a matéria, buscou obter informações de fontes mais diversificadas e considerou que o aprendizado foi mais significativo. O dado mais importante foi a descoberta de que a produção dos mapas mentais permitiu a ampliação do desenvolvimento autônomo dos estudantes. |
Assunto: | Direito - Estudo e ensino Avaliação educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | DIR - DEPARTAMENTO DE DIREITO E PROCESSO CIVIL E COMERCIAL |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/39791 |
Data do documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/congresso-giz-2016/paper/view/281/105 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mapas conceituais como estratégia de avaliação ....pdf | 632.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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