Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/39843
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Possibilidades de uma análise crítica objetiva no ensino de projeto |
Authors: | Maria Lucia Malard |
Abstract: | Este artigo aborda o problema da análise crítica no ensino de projeto, suas dificuldades e vantagens para o desenvolvimento da criatividade. Primeiramente examina-se a aplicabilidade da teoria objetivista da criação artística, de Karl Popper, as atividades de análise crítica, em substituição ao tradicional processo de "orientação" no ensino de projeto. Em segundo lugar argumenta-se em favor da atividade crítica no processo de ensino/aprendizado, como um mecanismo de desenvolvimento da autonomia do aluno. Em seguida discutem-se as possibilidades de melhorar a aptidão dos alunos para o exercício da autocrítica e para o enfrentamento da crítica de terceiros. Conclui-se sobre a relevância da atividade no processo de projeto, apontando as tecnologias digitais como meios auxiliares da crítica e do desenvolvimento da imaginação criativa. |
Subject: | Projeto arquitetônico Arquitetura - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOS |
Rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/39843 |
Issue Date: | Nov-2017 |
metadata.dc.url.externa: | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1161 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Seminário Projetar |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.