Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39843
Type: Artigo de Evento
Title: Possibilidades de uma análise crítica objetiva no ensino de projeto
Authors: Maria Lucia Malard
Abstract: Este artigo aborda o problema da análise crítica no ensino de projeto, suas dificuldades e vantagens para o desenvolvimento da criatividade. Primeiramente examina-se a aplicabilidade da teoria objetivista da criação artística, de Karl Popper, as atividades de análise crítica, em substituição ao tradicional processo de "orientação" no ensino de projeto. Em segundo lugar argumenta-se em favor da atividade crítica no processo de ensino/aprendizado, como um mecanismo de desenvolvimento da autonomia do aluno. Em seguida discutem-se as possibilidades de melhorar a aptidão dos alunos para o exercício da autocrítica e para o enfrentamento da crítica de terceiros. Conclui-se sobre a relevância da atividade no processo de projeto, apontando as tecnologias digitais como meios auxiliares da crítica e do desenvolvimento da imaginação criativa.
Subject: Projeto arquitetônico
Arquitetura - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOS
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/39843
Issue Date: Nov-2017
metadata.dc.url.externa: http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1161
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário Projetar
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.