Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40033
Tipo: Artigo de Evento
Título: Diversidade e educação em ciências: reflexões sobre ciência moderna ocidental e outros conhecimentos tradicionais
Autor(es): Elisa Sampaio de Faria
Alessandra Rondina Fonatensi Gomes
Lígia Danielle Azevedo Lacerda
Edgar Rodrigues Barbosa Neto
Francisco Ângelo Coutinho
Resumo: O presente artigo busca defender a importância da diversidade no ensino de ciências, articulando de forma contra colonizadora os saberes tradicionais ancestrais com a produção da ciência moderna ocidental. Neste sentido, busca encontrar pontos de conexão entre a educação em ciências, os estudos sobre as ciências, a antropologia, a filosofia, a sociologia e as vozes das comunidades tradicionais. Os textos para nossa análise e reflexão compõem um corpus que se situa, na pesquisa e no ensino, fora dos limites epistemológicos impostos por uma abordagem assimétrica dos conhecimentos. Consequentemente, assumimos as abordagens teórico-metodológicas que respeitam as diferenças e que reconhecem a ideia de que as divergências contribuem para a produção de um mundo comum.
Assunto: Ciência moderna ocidental
Conhecimentos tradicionais
Ensino e aprendizagem de ciências
Diversidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40033
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1968-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.