Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40033
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Diversidade e educação em ciências: reflexões sobre ciência moderna ocidental e outros conhecimentos tradicionais |
Authors: | Elisa Sampaio de Faria Alessandra Rondina Fonatensi Gomes Lígia Danielle Azevedo Lacerda Edgar Rodrigues Barbosa Neto Francisco Ângelo Coutinho |
Abstract: | O presente artigo busca defender a importância da diversidade no ensino de ciências, articulando de forma contra colonizadora os saberes tradicionais ancestrais com a produção da ciência moderna ocidental. Neste sentido, busca encontrar pontos de conexão entre a educação em ciências, os estudos sobre as ciências, a antropologia, a filosofia, a sociologia e as vozes das comunidades tradicionais. Os textos para nossa análise e reflexão compõem um corpus que se situa, na pesquisa e no ensino, fora dos limites epistemológicos impostos por uma abordagem assimétrica dos conhecimentos. Consequentemente, assumimos as abordagens teórico-metodológicas que respeitam as diferenças e que reconhecem a ideia de que as divergências contribuem para a produção de um mundo comum. |
Subject: | Ciência moderna ocidental Conhecimentos tradicionais Ensino e aprendizagem de ciências Diversidade |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40033 |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1968-1.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_Diversidade e educação em ciências. reflexões sobre ciência moderna ocidental e outros conhecimentos tradicionais.pdf | 653.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.