Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40239
Type: Artigo de Periódico
Title: Mapeamento estrutural de analogias enunciadas em uma aula sobre cinética química
Authors: Alexandre da Silvaferry
Helder de Figueiredo e Paula
Abstract: Este artigo recorreu à Teoria do Mapeamento Estrutural das comparações proposta por Dedre Gentner para responder a duas questões de pesquisa: (i) quais características nos permitem identificar uma comparação estabelecida por um professor como sendo uma analogia?; (ii) que articulação é esta belecida entre comparações distintas que tratam de um mesmo tema, conceito ou modelo científico? Para responder a essas e a outras questões, observamos e registramos em áudio e vídeo uma sequência de ensino. Para a elaboração deste trabalho, selecionamos, transcrevemos e mapeamos estruturalmente quatro comparações produzidas por professor em uma mesma aula. A análise evidenciou a complexidade e a sofisticação de algumas analogias construídas pelo professor e a forma como elas são preparadas a partir de comparações menos complexas. Por fim, o trabalho também mostra o potencial do mapea mento estrutural de comparações como ferramenta para a análise do uso desse recurso discursivo como mediação para o ensino de Química.
Subject: Ensino de química
Mapeamento estrutural de comparações
Ensino de ciências
Analogia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: COLTEC - COLEGIO TECNICO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.1590/1516-731320170010003
URI: http://hdl.handle.net/1843/40239
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/WFQ6mz3sKvQnDKQzSSkHPWv/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Ciência & educação
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_Mapeamento estrutural de analogias enunciadas em uma aula sobre cinética química.pdf388.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.