Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/40240
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fundamentos pedagógicos para o uso de simulações e laboratórios virtuais no ensino de ciências
Autor(es): Helder de Figueiredo e Paula
Resumen: Como podemos interpretar possíveis contribuições dos aplicativos de computador que contêm animações, simulações e laboratórios virtuais a partir de uma perspectiva sócio-histórica do ensino e da aprendizagem? Como identificar as potencialidades e as limitações desses aplicativos? Com quais demandas os estudantes são confrontados durante o trabalho de interpretação de representações complexas por meio das quais fenômenos e modelos das ciências são apresentados nesses aplicativos? Quais critérios podem ser usados para distinguir animações, simulações e laboratórios virtuais? Como podemos usar aplicativos que contêm simulações e laboratórios virtuais em uma perspectiva de ensino por investigação e por que vale a pena seguir essa orientação? Essas questões são apresentadas e discutidas ao longo das várias seções que compõem este artigo e nas quais nós apresentamos e utilizamos um conjunto de referenciais teóricos cujo valor para o enfrentamento das questões nós procuramos sustentar. Como estratégia argumentativa, recorremos à análise de alguns aplicativos disponíveis em sites bastante conhecidos por professores e por pesquisadores que se dedicam ao ensino e à aprendizagem das ciências.
Asunto: Ação Mediada
Mediação pedagógica
Simulações e laboratórios virtuais
Inscrições didáticas
Ensino de Ciências por Investigação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: COLTEC - COLEGIO TECNICO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201717175
URI: http://hdl.handle.net/1843/40240
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4476
metadata.dc.relation.ispartof: Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
2017_Fundamentos pedagógicos para o uso de simulações e laboratórios virtuais no ensino de ciências.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.