Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/40240
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Fundamentos pedagógicos para o uso de simulações e laboratórios virtuais no ensino de ciências |
Autor(es): | Helder de Figueiredo e Paula |
Resumo: | Como podemos interpretar possíveis contribuições dos aplicativos de computador que contêm animações, simulações e laboratórios virtuais a partir de uma perspectiva sócio-histórica do ensino e da aprendizagem? Como identificar as potencialidades e as limitações desses aplicativos? Com quais demandas os estudantes são confrontados durante o trabalho de interpretação de representações complexas por meio das quais fenômenos e modelos das ciências são apresentados nesses aplicativos? Quais critérios podem ser usados para distinguir animações, simulações e laboratórios virtuais? Como podemos usar aplicativos que contêm simulações e laboratórios virtuais em uma perspectiva de ensino por investigação e por que vale a pena seguir essa orientação? Essas questões são apresentadas e discutidas ao longo das várias seções que compõem este artigo e nas quais nós apresentamos e utilizamos um conjunto de referenciais teóricos cujo valor para o enfrentamento das questões nós procuramos sustentar. Como estratégia argumentativa, recorremos à análise de alguns aplicativos disponíveis em sites bastante conhecidos por professores e por pesquisadores que se dedicam ao ensino e à aprendizagem das ciências. |
Assunto: | Ação Mediada Mediação pedagógica Simulações e laboratórios virtuais Inscrições didáticas Ensino de Ciências por Investigação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | COLTEC - COLEGIO TECNICO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201717175 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40240 |
Data do documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4476 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_Fundamentos pedagógicos para o uso de simulações e laboratórios virtuais no ensino de ciências.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.