Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHelder de Figueiredo e Paulapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-18T17:21:05Z-
dc.date.available2022-03-18T17:21:05Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume17pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage75pt_BR
dc.citation.epage103pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201717175pt_BR
dc.identifier.issn19842686pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40240-
dc.description.resumoComo podemos interpretar possíveis contribuições dos aplicativos de computador que contêm animações, simulações e laboratórios virtuais a partir de uma perspectiva sócio-histórica do ensino e da aprendizagem? Como identificar as potencialidades e as limitações desses aplicativos? Com quais demandas os estudantes são confrontados durante o trabalho de interpretação de representações complexas por meio das quais fenômenos e modelos das ciências são apresentados nesses aplicativos? Quais critérios podem ser usados para distinguir animações, simulações e laboratórios virtuais? Como podemos usar aplicativos que contêm simulações e laboratórios virtuais em uma perspectiva de ensino por investigação e por que vale a pena seguir essa orientação? Essas questões são apresentadas e discutidas ao longo das várias seções que compõem este artigo e nas quais nós apresentamos e utilizamos um conjunto de referenciais teóricos cujo valor para o enfrentamento das questões nós procuramos sustentar. Como estratégia argumentativa, recorremos à análise de alguns aplicativos disponíveis em sites bastante conhecidos por professores e por pesquisadores que se dedicam ao ensino e à aprendizagem das ciências.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCOLTEC - COLEGIO TECNICOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de pesquisa em educação em ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherAção Mediadapt_BR
dc.subject.otherMediação pedagógicapt_BR
dc.subject.otherSimulações e laboratórios virtuaispt_BR
dc.subject.otherInscrições didáticaspt_BR
dc.subject.otherEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.titleFundamentos pedagógicos para o uso de simulações e laboratórios virtuais no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4476pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.