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http://hdl.handle.net/1843/40240
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Helder de Figueiredo e Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T17:21:05Z | - |
dc.date.available | 2022-03-18T17:21:05Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.volume | 17 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 75 | pt_BR |
dc.citation.epage | 103 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201717175 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 19842686 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40240 | - |
dc.description.resumo | Como podemos interpretar possíveis contribuições dos aplicativos de computador que contêm animações, simulações e laboratórios virtuais a partir de uma perspectiva sócio-histórica do ensino e da aprendizagem? Como identificar as potencialidades e as limitações desses aplicativos? Com quais demandas os estudantes são confrontados durante o trabalho de interpretação de representações complexas por meio das quais fenômenos e modelos das ciências são apresentados nesses aplicativos? Quais critérios podem ser usados para distinguir animações, simulações e laboratórios virtuais? Como podemos usar aplicativos que contêm simulações e laboratórios virtuais em uma perspectiva de ensino por investigação e por que vale a pena seguir essa orientação? Essas questões são apresentadas e discutidas ao longo das várias seções que compõem este artigo e nas quais nós apresentamos e utilizamos um conjunto de referenciais teóricos cujo valor para o enfrentamento das questões nós procuramos sustentar. Como estratégia argumentativa, recorremos à análise de alguns aplicativos disponíveis em sites bastante conhecidos por professores e por pesquisadores que se dedicam ao ensino e à aprendizagem das ciências. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | COLTEC - COLEGIO TECNICO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Ação Mediada | pt_BR |
dc.subject.other | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.other | Simulações e laboratórios virtuais | pt_BR |
dc.subject.other | Inscrições didáticas | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino de Ciências por Investigação | pt_BR |
dc.title | Fundamentos pedagógicos para o uso de simulações e laboratórios virtuais no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4476 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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2017_Fundamentos pedagógicos para o uso de simulações e laboratórios virtuais no ensino de ciências.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
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