Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40258
Type: Monografia (especialização)
Title: Educação em sexualidade na adolescência: uma análise de rodas de conversa em turmas do 8° ano do ensino fundamental
Authors: Sâmia Tavares Costa de Melo
First Advisor: Luiz Gustavo Franco Silveira
First Referee: Ludmila Olandim de Souza
Abstract: O artigo apresenta a análise de discussões em rodas de conversa acerca da sexualidade em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi identificar e caracterizar contextos, para além dos muros da escola, que os alunos mobilizam ao se posicionarem, bem como o modo que a professora reagia a tais contextos. Fizemos observação com registro em caderno de campo e gravações em áudio. Como resultados, indicamos a expressividade de determinados contextos da vida social dos estudantes, como suas vivências familiares, questões religiosas, de gênero e políticas. Quanto ao discurso da professora/pesquisadora, foi possível identificar que transitou entre diferentes modelos de educação em sexualidade, com a predominância de um modelo de abordagem mais ampla que buscava ir além das dimensões biológicas. Destacamos implicações relevantes para a educação em sexualidade, especialmente no que diz respeito ao trabalho de escuta dos estudantes e a ênfase no respeito ao outro.
Abstract: The paper presents an analysis on circles of conversation about sexuality in 8th grade classes. The aim was to identify and characterize contexts, beyond the school walls, that students mobilize in positioning themselves, as well as the way the teacher reacted to such contexts. We made participant observation and audio recordings. We indicate the expressiveness of certain contexts of students' social life, such as their family experiences, religious, gender and political issues. It was possible to identify teacher’s discourse transitions between different models of sexual education, with the predominance of a broader approach model going beyond biological dimensions. We highlight relevant implications for sexual education, especially regarding student listening and the emphasis on respect for others.
Subject: Educação
Ciências (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino
Educação sexual
Sexo - Aspectos educacionais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40258
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia (especialização) - Educação em Sexualidade na adolescência.pdf920.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.